Para entendermos qual o caminho das ordens enviadas ao mercado pelos Investidores, precisamos compreender a estrutura de mercado da Bolsa de Valores, quais players participam ativamente das negociações e, consequentemente, por quais etapas as ordens passam até serem executadas.
Estrutura do Mercado Financeiro
Existem quatro grandes grupos de participantes no mercado:
Bolsa de Valores
A B3 tem o papel de fornecer um ambiente seguro de negociações para que Traders e Investidores possam negociar diversos ativos em segurança através do pregão eletrônico. Somente agentes autorizados podem acessar este ambiente e realizar negociações no mercado.
Intermediadores
Os intermediadores são os agentes autorizados, como corretoras, bancos e instituições financeiras que representam os Traders e Investidores. Para realizar alguma operação em Bolsa, será necessário aos investidores abrir conta em um intermediador.
Reguladores
São os agentes que fiscalizam e regulam as atividades financeiras do mercado. No Brasil, estas instituições se resumem à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e ao Banco Central.
Traders e Investidores
Nesta categoria entram os operadores de mercado que compram e vendem ativos, sendo os participantes mais ativos do mercado que buscam encontrar oportunidades nas variações de mercado.
Entendendo esta estrutura, estamos aptos a entender qual o caminho das ordens, pois as ordens passam por quase todos os agentes presentes na estrutura do mercado.
Caminho das ordens no mercado
Plataforma > OMS > Corretora > B3 > OMS > Corretora.
- Disparo de Ordens: Os Traders e Investidores disparam suas ordens através de plataformas de negociação, como o Profit, ou através de um Home Broker de alguma instituição intermediadora.
- Passagem pelo OMS: Após o disparo da ordem pela plataforma ou "HB", a ordem passa por um sistema de validação chamado OMS (Order Management System), sendo um sistema eletrônico desenvolvido para executar ordens de compra e venda de ativos de forma eficiente. É um dos sistemas mais importantes para o funcionamento de toda estrutura.
- Validação pelo Intermediador: Após passar pelo OMS, a ordem é validada pelo Intermediador, ou seja, pela Corretora ou Banco na qual o investidor possui conta.
- Encaminhamento à Bolsa de Valores: Após o processo de validação do Intermediador, a ordem é encaminhada ao sistema da B3, e estará passível de validação e execução.
- Retorno ao OMS: Caso seja aprovada pela B3, a ordem volta ao OMS, e caso aprovada, segue o seu fluxo.
- Execução pelo Intermediador: Após o OMS, a ordem é Executada pela Corretora ou Banco que possui a Custódia dos ativos e saldo financeiro do Investidor.
Etapas de validação e segurança
Na primeira etapa, assim que a ordem é encaminhada da plataforma para o OMS, ela passa por um Proxy, que é um servidor que irá redirecionar a ordem encaminhada da plataforma. Assim que a ordem é redirecionada, o OMS trabalha junto de dois elementos fundamentais para a comunicação com a B3:
Sistema BackOffice
Sistema auxiliar que verifica informações referentes aos clientes das corretoras, como Saldo, Custódia, Perfil de Investidor, Notas de Corretagem, dentre outras, informando ao OMS se existe permissão para encaminhar a ordem à B3, ou não.
Sistema Sinacor
Sistema Integrado de Administração de Corretoras que alimenta o sistema BackOffice, informando o Sistema se o usuário possui Garantias, Custódia, dentre outras informações coletadas, para ser aprovada pelo Sistema BackOffice.
Ordem com OMS da Plataforma (DMA2)
Este tipo de ordem é mais frequente dentro da Nelogica, sendo a responsabilidade do OMS, do Proxy e do BackOffice da própria plataforma, enquanto a responsabilidade do Sinacor é do Intermediador.
No exemplo acima vimos o caso de OMS da plataforma, porém algumas instituições utilizam o OMS próprio, tornando-o, nestes casos, responsabilidade do Intermediador.
Ordem com OMS do Intermediador (DMA1)
Nestes caso, além de passar pelo OMS da plataforma no formato anterior, ele passará por um OMS da instituição intermediadora, sendo validada pela mesma.
Este caminho ainda pode variar um pouco, dependendo dos DMAs.
DMAs
O DMA (Direct Market Access) é a referência ao modelo de acesso aos recursos eletrônicos e Livro de Ordens das Bolsas no mercado financeiro, sendo a estrutura utilizada para o fluxo das ordens no mercado.
- DMA1: Estrutura em que tudo roda nos servidores do Intermediador, ou seja, na estrutura das Corretoras e Bancos, sendo muito utilizado em Home Brokers. Neste caso a ordem não passa pelo Proxy e OMS da plataforma.
- DMA2: Estrutura mais utilizada nos mercados, passando apenas pelo Proxy e OMS da plataforma.
- DMA3: Estrutura em que o cliente envia suas ordens diretamente para a Bolsa de Valores, arcando com os custos de conexão, e também as sessões de negociação.
- DMA4: Estrutura em que o servidor está dentro da bolsa de valores, possuindo menor latência. É utilizada principalmente para envio de ordens de Robôs de alta frequência, onde a diferença de delay é mínima, podendo interferir na execução das ordens.
Os DMAs utilizados pelos clientes Nelogica são os DMA1 e DMA2, sendo o segundo o mais frequente.
Rejeição de Ordens
A rejeição de ordens pode ocorrer em qualquer das etapas mencionadas, não sendo responsabilidade exclusiva da plataforma de negociação. Abaixo citamos alguns dos principais motivos de rejeição de ordens:
- Perfil do Investidor em desacordo com a ordem enviada.
- Falta de Margem de Garantia.
- Problema de Custódia.
- Risco e Alavancagem excessiva.
Nestes casos acima o OMS, ao analisar informações no sistema BackOffice que está sendo alimentado pelo Sinacor, detectará que a operação está em desacordo e emitirá um sinal de rejeição de ordem.
Muitas vezes, dentro do OMS há um RMS (Risk Management System), que é um sistema de Risco auxiliar que trabalha em conjunto com o OMS, realizando a avaliação de risco.
É necessário verificar o motivo da rejeição junto da corretora para, caso necessário, realizar os ajustes no perfil de investidor ou na distribuição das margens de garantia. Temos um artigo explicando detalhadamente as ordens rejeitadas, e o que fazer para resolver este problema.
Achou útil este conteúdo?
Não esqueça de nos avaliar abaixo.
Desejamos bons trades!
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.