Para que uma ordem seja executada, é preciso que a parte compradora e a parte vendedora tenham a intenção de compra e venda de um ativo ajustada ao mesmo nível de preço. Se esse interesse não está alinhado, não há negócio.
Desta forma, para que haja negócio, é preciso que uma das partes tome iniciativa de fechar a transação, comprando ou vendendo no mesmo nível de preço.
Tipos de Agressão
- Agressão na Compra: Quando há uma ordem de Venda no livro de ofertas e um player realiza a Compra deste ativo, ou seja, consome a liquidez do ativo naquele nível de preço, ele realiza uma agressão na Compra.
- Agressão na Venda: Quando há uma ordem de Compra no livro de ofertas e um player realiza a Venda deste ativo, ou seja, consome a liquidez do ativo naquele nível de preço, ele realiza uma agressão na Venda.
Assim, quem toma iniciativa de fechar o negócio é denominado Agressor e essa iniciativa parte do envio de Ordens à Mercado. Essas ordens são aquelas enviadas para serem executadas no preço vigente.
Quem agride o Livro de Ofertas, na compra ou na venda, tem a prerrogativa de determinar o direcional do preço, isso quando se consome toda a liquidez do mercado, naquele nível de preço.
Desta forma, o Tape Reading consiste basicamente na leitura do Fluxo de agressão e do Fluxo de liquidez e Volume. Para isso, o Tape Reading recorre a ferramentas que buscam identificar as intenções de compra/venda dos players, como o Livro de Ofertas, e os negócios efetivamente realizados, como o Histórico de negócios, além do Volume de negócios.
A ferramenta Times & Trades evidencia a parte agressora:
Achou útil este conteúdo?
Não esqueça de nos avaliar abaixo.
Desejamos bons trades!
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.