O Dow Jones foi criado em 1896, por Charles Dow, colunista de um dos jornais econômicos mais respeitados do mundo, The Wall Street Journal. Mesmo tendo surgido há mais de 100 anos, a Teoria de Dow, que deu origem a esse indicativo, ainda é muito influente nos dias de hoje.
Para maiores informações sobre a teoria de Dow, clique aqui.
Resumidamente, em sua teoria, Charles Dow usava o mar com suas cristas, ondas e marés para fazer uma analogia com os diferentes tipos de tendências do mercado. Conforme a maré vai subindo, cada onda tende a quebrar em um ponto mais alto em relação à anterior, recuando logo depois.
Dessa forma, também podemos analisar as tendências do mercado, que poderiam ser primárias, secundárias e terciárias.
A tendência primária representa o maior movimento do mar (marés), enquanto a secundária se forma conforme a subida e a descida do mar (ondas), e a terciária representaria as marolas que se formam entre as ondas.
- Tendência primária: É possível saber se a maré está subindo ou descendo a partir do ponto máximo alcançado pelas ondas. A diferença entre o mar e o mercado é que, no segundo caso, as marés podem durar meses ou até mesmo anos;
- Tendência secundária: Tem duração entre 3 semanas e 3 meses, funcionando como movimentos de correção;
- Tendência terciária: Corresponde a pequenos movimentos de retorno à tendência secundária, com duração menor do que o período de 3 semanas.
Para verificar os ativos que são contemplados neste módulo opcional, verifique o arquivo em anexo.
Para maiores informações de contratações, clique aqui.
Achou útil este conteúdo?
Não esqueça de nos avaliar abaixo.
Desejamos bons trades!
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.