Quer conhecer mais o índice Dow Jones?
Como surgiu o índice Dow Jones?
O Dow Jones foi criado em 1896, por Charles Dow, colunista de um dos jornais econômicos mais respeitados do mundo, o “The Wall Street Journal”. Mesmo tendo surgido há mais de 100 anos, a Teoria de Dow, que deu origem a esse indicativo, ainda é muito influente nos dias de hoje.
Resumidamente, em sua teoria, Charles Dow usava o mar com suas cristas, ondas e marés para fazer uma analogia com os diferentes tipos de tendências do mercado. Conforme a maré vai subindo, cada onda tende a quebrar em um ponto mais alto em relação à anterior, recuando logo depois.
Dessa forma, também podemos analisar as tendências do mercado, que poderiam ser primárias, secundárias e terciárias. A tendência primária representa o maior movimento do mar (marés), enquanto a secundária se forma conforme a subida e a descida do mar (ondas), e a terciária representaria as marolas que se formam entre as ondas. Entenda:
- tendência primária: é possível saber se a maré está subindo ou descendo a partir do ponto máximo alcançado pelas ondas. A diferença entre o mar e o mercado é que, no segundo caso, as marés podem durar meses ou até mesmo anos;
- tendência secundária: tem duração entre 3 semanas e 3 meses, funcionando como movimentos de correção;
- tendência terciária: corresponde a pequenos movimentos de retorno à tendência secundária, com duração menor do que o período de 3 semanas.
Em anexo seguem os ativos que contemplam este módulo opcional.
Quer conhecer ainda mais? Se liga no link a seguir que você vai poder acompanhar um artigo bem bacana do nosso blog!
E aí, curtiu o conteúdo deste artigo?
Não esqueça de deixar seu feedback abaixo, ele é muito importante para deixarmos a Central de Ajuda cada vez mais completa!
Desejamos bons trades!
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.