Ao nos depararmos com o Livro de Ofertas, vemos diversas ordens sendo ofertadas, seja na ponta compradora ou na ponta vendedora, a diversos níveis de preços.
No entanto, não sabemos se essas ordens serão executadas. Para isso ocorrer, é preciso que haja interesse mútuo entre a ponta compradora e vendedora, com a relação a preço e quantidade. Caso isso ocorra o negócio acontece. Estamos falando de Liquidez!
Ao realizar o envio de uma Ordem Limite ou Ordem do tipo Stop você informa a plataforma que só estará aceitando comprar ou vender um ativo a um determinado preço, ou seja, no valor exato da ordem enviada.
Neste contexto, sua ordem pode demorar a ser executada ou nem chegar a ser executada (pulo de ordens stop), o que pode acontecer em mercados muito voláteis onde a busca pelo melhor preço para executar os lotes ofertados é priorizada, fazendo com que sua ordem fique na fila (ordens limitadas).
Já para Ordens a Mercado, ou seja, ordens em que você aceita comprar um determinado ativo ao preço negociado no momento, a execução pode ocorrer, com até 30 ticks de diferença do preço enviado inicialmente, especialmente em ativos com muita movimentação e volatilidade.
Desta forma, poderemos perceber uma pequena mudança entre o preço de envio da ordem e o preço em que a mesma executou de fato (ou seja, a cotação do ativo pode estar exibindo um valor X, porém a execução ocorre em valor Y, um pouco acima ou abaixo das negociações).
Isto ocorre por conta do Sistema de Ajuste da B3, que atua diretamente em ordens lançadas à mercado. Este ajuste faz com que a ordem seja primeiramente apregoada com até 30 ticks de diferença (exemplo BM&F) do preço atual (cotação do mercado). Em seguida, esta mesma ordem varrerá o Livro de Ofertas e buscará a melhor oferta disponível, executando imediatamente no melhor ponto encontrado, próximo do preço atual (ou seja, agredindo o mercado).
A margem deste ajuste pode variar dependendo da Bolsa onde estamos negociando. Por conta dos cálculos específicos da B3, estes valores serão diferentes para BM&F e BOVESPA.
Veja as relações de cálculo abaixo:
BM&F
- Ordem à mercado de Compra: preço base + 30 ticks do incremento mínimo;
-Ordem à mercado de Venda: preço base - 30 ticks o incremento mínimo;
BOVESPA
- Ordem à mercado de Compra: preço da ordem = preço base + 15% do preço base estabelecido;
- Ordem à mercado de Venda: preço da ordem = preço base - 15% do preço base estabelecido;
Observações:
- De modo geral, ordens à mercado nos ativos BM&F podem apresentar variação de até 30 ticks em relação ao preço apregoado;
- Ordens BOVESPA poderão variar em até 15% em relação ao preço base (ou equivalente ao preço base x 1,15);
Exemplo prático:
- Compra à mercado do ativo MGLU3 em 24,94. Ativo tipo BOVESPA. Será aplicado o ajuste de +15% sobre o preço base.
- 24,94 x 1,15 = 28,68 (preço máximo em que a ordem lançada pode ser executada).
E aí, achou útil o conteúdo deste artigo?
Não esqueça de nos avaliar abaixo, pois sabemos como é importante jogarmos juntos para deixarmos a Central de Ajuda cada vez mais completa!
Desejamos bons trades!
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.