É possível operar ativos indexados as variações das maiores empresas do mundo listadas nas bolsas Norte Americanas através da B3.
Anteriormente, as BDR's (Brazilian Depositary Receipts) estavam disponíveis apenas para o tipo de investidor que possuía 1 milhão de reais em investimentos. De modo que, estes ativos tornavam-se indisponíveis para investidor varejo. No entanto, em outubro de 2020, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) tornou estes ativos disponíveis para todos os investidores Pessoa Física da bolsa de valores brasileira.
Com isto, abriu-se uma janela de oportunidades para o investidor brasileiro expor o seu capital a variação de empresas listadas nas bolsas dos EUA. Como, por exemplo, Tesla, Wells Fargo, Apple, Starbucks, entre outras.
Mas afinal, o que são BDR's?
São recibos de ações de empresas listadas fora do Brasil comercializadas no mercado nacional brasileiro, em reais.
Um exemplo, é a BDR do banco Norte americano Wells Fargo, no qual, tem suas ações negociadas na bolsa de Nova York com o ticker WFC. Porém, possui recibos negociáveis na bolsa brasileira, com o ticker WFCO34. Assim, permitindo aos investidores brasileiros realizarem exposição no recibo lastreado a variação do ativo.
Mas quais os tipos de BDR's existentes?
Quanto a isso, existem basicamente dois grandes grupos. As BDR's Patrocinadas e as Não Patrocinadas.
Quanto as Patrocinadas, elas caracterizam-se por serem emitidas através do interesse das próprias empresas. Isto é, uma empresa Norte Americana através de um agente custodiante realiza a promoção destes recibos no mercado nacional brasileiro.
Ainda em relação as Patrocinadas, temos três níveis. São eles:
Nível I - Não necessita de registro da companhia junto a CVM. Negociável em Balcão Não Organizado.
Nível II - Necessita obrigatoriamente de registro junto a CVM. Negociável em Balcão Organizado ou em Bolsa.
Nível III - Necessita obrigatoriamente de registro junto a CVM. Negociável em Balcão Organizado ou em Bolsa.
Além disso, vale lembrar que as BDR's níveis II e III devem seguir as mesmas regras das empresas listadas a nível nacional quanto a governança corporativa. Logo, de modo a prezar pela transparência quanto as demonstrações financeiras, composições de conselhos administrativos e eventos corporativos.
Já em relação as Não Patrocinadas, elas são ofertadas por instituições financeiras nacionais. De modo que, não existe a obrigatoriedade de vínculo com a empresa listada no mercado Norte americano. De forma que torna-se competência exclusiva das instituições custodiantes nacionais a divulgação de fatos relevantes e demais eventos corporativos por parte da empresa Norte Americana. Além disso, cabe a estas instituições financeiras nacionais a garantia de que não haja assimetria de valores e montantes financeiros entre os ativos negociados nacionalmente, ou seja, as BDR's e as ações negociadas no mercado Norte Americano.
Como negociar estes Recibos?
Agora que compreendemos o que são as BDR's e quais suas classificações, vamos ao passo das negociações. Para realizar a negociação com BDR's precisamos identificá-las na nossa plataforma.
Para isso, precisamos compreender a composição de um ticker de uma BDR. No qual, caracteriza-se por:
4 LETRAS + 2 NÚMEROS
Um exemplo, é a já citada BDR do banco Wells Fargo: WFCO34
Mas qual o significado destes números ao final?
Os números servem para identificar qual o nível da BDR. Assim, teremos a seguinte regra quanto as Patrocinadas:
BDR Nível I - Não possui um número fixo.
BDR Nível II - Final 32
BDR Nível III - Final 33
Já em relação as Não Patrocinadas, teremos a seguinte regra:
Finais 34 e 35.
Assim, percebemos que a BDR que estamos utilizando como exemplo, trata-se de uma BDR Não Patrocinada do banco Wells Fargo (WFCO34).
Através da nossa plataforma é possível acompanhar estes ativos de diversas formas.
Podemos realizar a inserção normalmente no gráfico assim como fazemos com demais ativos clicando no gráfico e digitando o ticker da BDR.
É possível também inserir uma BDR na nossa grade de cotações, clicando em "+ Ativos" na grade.
Além disso, podemos acompanhar a variação e a composição de todas as BDR's brasileiras na totalidade, através do índice BDRX:
Menu Cotações > Composição de índices.
Vale lembrar que este índice é composto por mais de 100 BDR's
Assim, você pode através destas funcionalidades presentes na sua plataforma ficar por dentro das oscilações destes recibos lastreados em ações Norte Americanas.
Como declarar BDR's no Imposto de Renda?
As BDR's devem ser declaradas como "Bens e Direitos", com o Código 49 - Outras Aplicações e Investimentos. Além disso, é necessário também preencher a opção "Localização (país)" com a opção Brasil - 105.
Quanto a negociações de Day e Swing Trade, a lógica é a mesma das ações brasileiras. 15% de imposto na modalidade swing e 20% na modalidade Day Trade em relação ao lucro, quando houver.
Quanto a tributação de dividendos, ela segue a Tabela Progressiva de Imposto de Renda, podendo partir de 0% até 27,5%. Para mais informações quanto as faixas de imposto, recomendamos acessar o site da Receita Federal, clicando aqui.
Achou este conteúdo útil?
Não esqueça de nos avaliar abaixo. Deixar a Central de Ajuda completa e atualizada nos fortalece para transformarmos, juntos, o futuro do mercado financeiro!
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.