As bandas de bollinger são amplamente utilizadas no Mercado Financeiro, tanto para mapear oportunidades para Day Trade quanto para Swing Trade.
Assim, elas podem ser consideradas ótimos indicadores para pontos de sobrevenda e sobrecompra no mercado.
No entanto, quando falamos sobre os Keltner Channels e as Bandas de Bollinger, muitas vezes tem-se o questionamento de qual é a diferença principal entre esses dois indicadores.
Por isso, vamos deixar tudo mais claro para você!
Estes indicadores estão presentes em todas as plataformas da Nelogica e, para adicioná-los nos seus layouts gráficos, basta acessar o Menu Ferramentas > Inserir Indicadores e adicionar o indicador desejado.
Keltner Channels
Para entendermos as diferenças entre os indicadores, é necessário, primeiro, entendê-los.
Desenvolvido com o intuito de aproveitar as oportunidades criadas pela volatilidade dos preços, Keltner Channels é um indicador bastante utilizado para operações curtas baseadas em análise técnica.
Esta técnica guarda semelhanças com as conhecidas Bandas de Bollinger, uma vez que consiste em duas linhas flutuantes calculadas a partir de um valor central médio.
A técnica foi desenvolvida pelo operador de grãos de Chicago Chester W. Keltner. Desde seu lançamento surgiram diferentes variações para os sinais, a maioria empregando médias móveis exponenciais (não usadas originalmente pelo autor). Ainda assim, todas essas modificações são agrupadas na literatura especializada sob a denominação de Keltner Channels.
O cálculo se baseia no que Keltner chamou de preço típico, o qual refere-se a uma média aritmética dos valores de máxima, mínima e último preço de um determinado período. Com o preço típico é possível construir a linha central, bastando para isso calcular uma média móvel simples.
A partir da linha central, projetam-se as duas bandas que formarão o canal, uma superior e outra inferior. Para isso usa-se a média móvel da amplitude (diferença entre a máxima e a mínima) dentro da janela de cálculo, como ilustrado abaixo:
Bandas de Bollinger
As bandas são uma ferramenta bastante interessante. Elas mantém uma relação intensa com a volatilidade, podendo nos ajudar a antecipar movimentos fortes e identificar pontos de compra e venda.
Observando o gráfico de um ativo ao longo do tempo é possível perceber períodos de alta volatilidade e outros nos quais parece que compradores e vendedores fizeram um trato em favor da tranquilidade e da paz de espirito.
A análise detalhada do gráfico, no entanto, nos mostra mais. O preço de um ativo dificilmente foge de uma determinada região, sendo constantemente atraído para uma zona de equilíbrio. Essa zona pode ser identificada com a utilização de médias móveis.
A partir dessas observações, o analista técnicho John Bollinger criou as Bandas de Bollinger. Elas consistem em duas linhas, uma superior e outra inferior, traçadas a partir de uma determinada distância de uma média móvel.
Esse conceito é, basicamente, o mesmo de canais. Nos canais, temos também duas linhas as quais são calculadas a partir de um determinado percentual de distância da média. A diferença introduzida por Bollinger está na utilização do desvio-padrão, como ilustrado abaixo:
Diferenças
Mas então, qual é a diferença entre os dois indicadores?
A diferença está justamente na ilustração gráfica e na forma como são calculados os indicadores.
Como abordado anteriormente, as Bandas de Bollinger possuem no seu cálculo o desvio-padrão e, a partir disso, a sua representação gráfica adota um comportamento divergente dos Canais de Keltner.
Diferentemente dos Keltner Channels, que possuem a formação da linha externa de maneira linear, pois não possuem desvio-padrão em seu cálculo, as Bandas Bollinger possuem uma formação de linha externa não linear agora, uma vez que o desvio-padrão muda de tamanho dependendo da posição da linha central.
Assim, quando o mercado se está consolidando, as Bandas Bollinger tendem a se juntar muito, mostrando uma volatilidade de nível muito baixo, enquanto que o mercado se encontra com maior volatilidade, as bandas tendem a se afastar, diferentemente dos Keltners, que se mantém lineares em ambos os casos.
Desejamos ótimos trades e análises!
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.