O Gráfico de Elliot foi baseado na Teoria do Caos, ou teoria das ondas de Elliot, também conhecido como Teoria dos Fractais.
A Teoria das Ondas de Elliot é uma metodologia que busca mapear os ciclos de um ativo, visando entender a dinâmica dos preços no presente, projetando cenários futuros. O padrão geométrico reparado por Ralph Nelson Elliot busca encontrar áreas de reversão das tendências para se antecipar a mudança de direção dos preços. O ziguezague com topos e fundos ascendentes (tendência de alta), seguido de um fundo menor do que o último fundo, tecnicamente apresentaria uma reversão de tendência.
A onda 1 é identificada quando o mercado está em baixa, podendo representar um salto em relação à mudança de tendência. É válido afirmar que, durante essa onda, os investidores bem informados se posicionam. O tamanho dessa onda é fundamental para saber o tamanho das demais.
A onda 2 acontece quando o mercado rapidamente reverte posições.
A onda 3 é a mais buscada por quem segue a teoria de Ondas de Elliott. Ela apresenta um rápido aumento e é nela que os preços são acelerados e os volumes tornam-se maiores.
A onda 4 é a mais difícil de ser identificada, pois sua profundidade e comprimento não são muito significativos.
Já a onda 5 pode ser identificada como uma alta com baixo volume.
A onda A é formada por um período de forte baixa. A onda B, por sua vez, é caracterizada por um período de alta com fraco volume, assemelhando-se à onda 4.
A onda C apresenta como principal característica uma forte diminuição, mostrando que há uma nova tendência de queda.
Ou seja, topos e fundos ascendentes (1 até 5), caracterizando uma tendência de alta, seguidos de um fundo (c) abaixo do último fundo (a), caracterizando possível reversão de mercado.
Como cada padrão é construído em formato de fractal, o mesmo padrão de desenho pode se repetir em outros momentos, em maior ou menor escala, sendo em periodicidades maiores ou menores.
Para selecionar este tipo de gráfico, clique no ícone de relógio na janela gráfica:
Achou útil este conteúdo?
Não esqueça de nos avaliar abaixo.
Desejamos bons trades!
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.