O gráfico de Pontos é um gráfico atemporal, portanto não considera o fator tempo em sua formação. Sua regra de formação consiste na definição da quantidade de variação mínima do ativo (ticks), ou seja, o box do gráfico será formado assim que ele atingir o número de ticks definidos pelo trader.
Diferente do gráfico de Renko, o gráfico de pontos não considera o sentido do movimento, sendo útil para identificar as tendências do mercado, especialmente para quem opera Day Trade.
O tempo não movimenta o mercado, mas, sim, as negociações.
No exemplo seguinte, temos o WINFUT na periodicidade 2P (2 pontos). Considerando que a variação mínima do mini índice é de 1 tick = 5 pontos, o box será formado a cada 10 pontos:
Para selecionar este tipo de gráfico, basta selecionar a periodicidade em Tick (Variação de Preço):
Também é possível inserir clicando diretamente no gráfico, com a periodicidade desejada, seguida de "P":
Além do gráfico de Pontos (P), há outros dois tipos:
Ponto Inversão (PI)
O gráfico de Pontos de Inversão possui uma regra similar à construção dos gráficos de Pontos (P), com a diferença de que no gráfico de Inversão não basta atingir o preço alvo para que um novo candle seja plotado, é preciso que o preço seja atingido através de uma agressão ao lado contrário.
Ou seja, se o preço sobe, é preciso haver agressão de venda, se desce, deve haver agressão de compra.
Ponto Figura (PF)
O gráfico de Ponto e Figura possui padronizações um pouco distintas aos demais gráficos de Pontos. Nele, também conseguimos visualizar o mercado de forma atemporal, focando unicamente na variação de preços de um determinado ativo.
Sua construção gráfica é plotada com os caracteres O e X, organizados dentro de pequenas caixas, que correspondem à variação mínima do ativo em visualização, ou seja, no seguinte exemplo, as caixas possuem o tamanho da variação mínima do ativo MGLU3, 1 centavo:
O caractere X é utilizado para ilustrar oscilações de alta, ao contrário do caractere O, que representa movimentos de baixa.
Ao carregarmos esta visualização gráfica na plataforma, precisamos antes definir o Fator de Reversão, isto é, o número mínimo de caixas que devem ser plotadas para indicar a mudança de tendência e contra tendência:
A configuração dos campos abaixo não serão inferiores a "1":
Por exemplo, se pedirmos uma série de Ponto Figura de 10 pontos com "1" de inversão, vai ser necessário que que o ativo (ação) "ande" 10 centavos para se criar um novo X ou então, já que o Ponto de Inversão é igual a 1, vai precisar de apenas 1 ponto para que seja criado um círculo.
Achou útil este conteúdo?
Não esqueça de nos avaliar abaixo.
Desejamos bons trades!
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.