O estocástico é um importante indicador do tipo oscilador. Ele mede a capacidade das forças compradoras de realizar o fechamento próximo ao valor máximo atingido dentro de um determinado intervalo de tempo e a capacidade das forças vendedoras em trazer esse fechamento para as proximidades do valor mínimo da janela de tempo.
Para inserir o indicador em seu gráfico, clique no Menu Exibir, Indicadores e busque por Estocástico:
O parâmetro de tempo, como em outros indicadores pode ser otimizado para nossas necessidades. Uma janela grande analisa um período de tempo que compreende mais barras, filtrando acontecimentos menores. Um tempo pequeno, por sua vez, volta sua atenção para os últimos preços oferecendo sinais de curto prazo.
Ao contrário de seguidores de tendência como MACD e médias móveis (entre outros) os osciladores, normalmente, são usados em períodos menores, uma vez que são sinalizadores de reversões. Uma dica é, portanto, começar a realizar seus testes com um período menor do que 10.
Técnicas de Utilização do Estocástico
Níveis Extremos
O estocástico ajuda a mostrar se um ativo está sobrecomprado ou sobrevendido. Os níveis de referência utilizados, normalmente, são 85 para limite superior e 15 para limite inferior.
Acima do patamar de 85 o ativo está mais vulnerável à correções, pois houve um impulso forte para atingir esse nível. Abaixo de 15, houve um movimento de venda acentuado, o qual pode dar lugar a boas oportunidades de compras.
Uma metodologia possível e seguida no exemplo a seguir para a Acesita (ACES4) é a geração de um ponto de compra quando o estocástico retorna de baixo de 15 para cima desse patamar. De maneira análoga, um ponto de venda surge quando o estocástico cruza de cima para baixo o patamar de 85. As linhas vermelhas horizontais no estocástico representam os níveis de 15 e 85.
As linhas verticais azuis no gráfico de preços mostram as sinalizações de compras, enquanto que as linhas verticais vermelhas mostram as sinalizações de venda segundo os critérios descritos.
Talvez mais importante do que comprar abaixo de 15 ou vender acima de 85 seja não comprar acima de 85 e não vender em um valor menor do que 15. Isso porque, apesar da vontade de aproveitar o momento forte de um dos lados, as chances de reversão são bastante grandes.
Movimento Atenuado
Outra técnica que merece ser descrita explora a indicação de reversão gerada pelo estocástico quando seu traçado perde a inclinação e fica achatado.
Observe a figura acima. Na primeira situação o estocástico vinha em trajetória ascendente. Contudo, o movimento começa a desacelerar e a angulação é perdida. Nesse momento, o mercado está propício a uma reversão.
Esse método pode ser empregado principalmente para operações de curto prazo. A linha descendente na figura acima ilustra a mesma situação com a diferença que está sendo gerada uma possibilidade de compra.
Divergências
Como em outros osciladores, divergências no estocástico são uma ótima maneira de observar o comportamento do mercado.
Quando o gráfico de preços do ativo sucessivamente alcança topos mais altos e o estocástico não acompanha esse movimento entre em estado de alerta. O mesmos e aplica para quando os preços fazem fundos mais baixos, mas o estocástico falha em fazer um fundo mais baixo que o anterior criando a divergência.
No exemplo abaixo da Aracruz (ARCZ6), os preços estavam em movimento baixista acentuado, mas o estocástico parou de acompanhar o movimento possibilitando que se traçasse uma linha altista unindo dois fundos. Não demorou para o gráfico mudar o sentido e iniciar uma trajetória altista.
Clicando com o botão direito sobre o indicador é possível acessar as propriedades, realizando algumas customizações no indicador.
Como em todas as outras situações procure otimizar os parâmetros para sua metodologia. Antes de aplicar na prática realize testes e conheça bem o indicador, estar familiarizado com a ferramenta é fundamental.
Níveis no Indicador
Para adicionar os níveis é necessário clicar com o botão direito na grade de preço dentro da janela do próprio indicador:
Após é necessário acessar as Propriedades da Escala:
Por fim, na aba Grade Fixa, será possível adicionar os níveis, em: Níveis Grade Fixa:
E aí, achou útil o conteúdo deste artigo?
Não esqueça de nos avaliar abaixo!
Desejamos bons trades!