A sigla CCI significa Commodity Channel Index, o que já indica o mercado de preferência de seu autor.
O indicador foi originalmente criado para auxiliar na operação de commodities, porém o CCI revela-se, na verdade, um indicador muito mais versátil, sendo adequado para as mais diferentes classes de ativos como ações, opções, ETFs, Forex e mercados futuros.
É possível inseri-lo no seu gráfico seguindo os passos abaixo:
Clique no Menu Exibir, Indicadores e selecione entre CCI Linha ou CCI Histograma.
O objetivo original de sua criação era contar com uma ferramenta que contribuísse na identificação do momento vivido por uma commodity em seu ciclo de flutuação de preços.
Funcionamento
O indicador mede o nível atual de preços em relação a um nível médio, em uma determinada janela de tempo. Dessa forma, quanto mais distante da média, maior o seu valor.
A técnica apresentará leituras positivas se acima da média e valores negativos se abaixo da média. Um indicador que informa ao analista o quão distante está de um valor de equilíbrio, torna-se imediatamente candidato a ser usado como um detector de sobrecompra e sobrevenda.
As duas maneiras mais comuns de utilização do CCI são:
- Como um indicador de continuidade.
- Como um indicador de nível de compra/venda excessiva.
CCI como um indicador de continuidade
Na condição de um indicador de continuidade o raciocínio é o seguinte: ao superar um determinado nível o CCI indica um ativo em movimento forte, o qual deve prosseguir por mais algum tempo.
Esse tipo de uso normalmente é recomendado para operações mais curtas (day trade e swing trade), visto que nesse ponto já existe uma distância razoável do preço atual para a média.
A orientação do CCI neste modo é, portanto:
- Um sinal de compra é gerado quando o indicador supera o nível de +100, enquanto que um sinal de venda surge quando o indicador cruza para baixo esse mesmo nível.
- Um sinal de venda (short) é gerado quando o indicador perde o nível de -100, enquanto que um sinal de compra surge quando o indicador cruza para cima esse mesmo nível.
CCI como um indicador de compra/venda excessiva
Esta outra visão de uso do CCI aplica diretamente o conceito de compra/venda em excesso. As premissas aqui são:
- O indicador mede a distância para uma média móvel.
- Os ativos são como um elástico, podem ser esticados, mas sempre existe uma tendência de retorno ao equilíbrio, aos valores médios.
- Ocorrem excessos no mercado, tanto do lado da compra tanto do lado da venda.
Dessa maneira, tendo em vista essas característica, pode-se observar (utilizar) o CCI para identificar os seguintes cenários:
- Vulnerabilidade altista: surge quando o indicador apresenta valores inferiores a -100.
- Vulnerabilidade baixista: surge quando o indicador apresenta valores superiores a +100.
E aí, achou útil o conteúdo deste artigo?
Não esqueça de nos avaliar abaixo, pois sabemos como é importante jogarmos juntos para deixarmos a Central de Ajuda cada vez mais completa!
Desejamos bons trades!
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.