Canais estão entre as ferramentas mais apreciadas da análise técnica, pois transmitem visualmente ao trader os limites dentro dos quais a maior parte do movimento dos preços tende a ocorrer.
Quem utiliza canais sabe que informações valiosas podem ser obtidas a qualquer momento, estejam os preços na região central de uma banda ou próximos de uma das linhas da fronteira.
Assim, a partir da relevância dos canais para as operações realizadas com embasamento na análise técnica, foi desenvolvido o Canal de Dochian.
Para inserir o indicador em seu gráfico, acesse os Indicadores no menu Exibir e busque pelo Canal Dochian:
Conceito
O canal Donchian é um indicador seguidor de tendência baseado em volatilidade, sendo formado por três elementos:
• Banda inferior: Delimitada pela mínima dos últimos N períodos.
• Banda superior: Delimitada pela máxima dos últimos N períodos.
• Linha central: Não é uma média móvel como em outras técnicas, mas sim o ponto central entre as bandas inferior e superior.
Analisando os componentes do método, podemos identificar algumas características interessantes. A principal delas: não existem médias no cálculo, assim, as bandas tendem a reagir rapidamente às mudanças do mercado.
Quando se trabalha com médias, mesmo ponderadas e exponenciais, existe a atenuação do impacto de cada dado no cômputo geral. Com o Canal Donchian, um movimento agressivo dos preços irá originar uma reação igualmente agressiva por parte do indicador.
Utilizando o canal Donchian
A essência da aplicação do método reside no fato de que um rompimento da banda superior ou inferior configura uma ação relevante (e muitas vezes de grande força) rumo a novas máximas ou mínimas.
Ou seja, além de monitorar a volatilidade e seguir tendências, o uso do indicador utiliza-se da ideia de rompimentos (breakouts) para construir operações.
As principais regras de uso podem ser descritas da seguinte forma:
• Quando os preços fecham acima da linha superior, tem-se um sinal de compra.
• Quando os preços fecham abaixo da linha inferior, tem-se um sinal de venda.
Esses eventos são vistos como acontecimentos que indicam continuação e até mesmo aceleração de tendência. Note que a técnica descreve sinais de entrada no mercado, enquanto que para a saída e gerenciamento de risco devem-se utilizar outros recursos analíticos.
Conforme mencionado, o canal Donchian é um indicador seguidor de tendências, ou seja, uma queda de rendimento é esperada em momentos de mercado em consolidação lateral.
O parâmetro de tempo do indicador indica quantos períodos anteriores ele irá monitorar, sendo 20 o número típico. Muitos traders, no entanto, operam com valores menores, buscando uma reação ainda mais rápida da técnica à ação dos preços, em especial para day trading.
É importante lembrar também que as regras de uso foram projetadas tendo em mente a entrada no mercado, seja pela ponta compradora ou vendedora. Para as saídas, bem como para o posicionamento de stop e gerenciamento de risco deve-se utilizar outras técnicas complementares.
Uso do Deslocamento
É importante mencionar que o rompimento, conforme descrito acima, se dá somente com a utilização do deslocamento.
Por padrão, o indicador é plotado com deslocamento 0, fazendo com que as bandas acompanhem fielmente os candles.
Veja abaixo como o indicador é apresentado com deslocamento 1:
Para inserir deslocamento no indicador Canal de Donchian, clique com o botão direito do mouse sobre o indicador e acesse as Propriedades:
Na aba Propriedades, configure os parâmetros de Período e Deslocamento:
Já na aba Aparência, personalize o estilo, cor e espessura das bandas e linha central.
Achou útil este conteúdo?
Não esqueça de nos avaliar abaixo.
Desejamos bons trades!
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.