O número de Contratos em Aberto consiste em um dos indicadores mais eficientes à mensuração de liquidez para um contrato derivativo e, da mesma forma, para gerar insights aos sinais gráficos.
Conceito
O número de contratos em aberto reflete o total de contratos futuros e de opções que ainda não foram fechados, entregues ou liquidados de forma financeira, sendo esta medida aplicada dentro de determinada janela de tempo.
No caso da BM&FBovespa, o número de posições em aberto é divulgado com um dia de defasagem.
Utilização
O número de contratos em aberto é extremamente útil para medir a liquidez dos derivativos, isto é, a facilidade ou dificuldade para encontrar traders com interesse em executar ordens no sentido contrário (fechar posições), dentro do período de vigência do contrato.
Da mesma forma, utiliza-se a quantidade de posições em aberto para tentar prever os futuros movimentos de preços.
Quando, por exemplo, ao observar um gráfico de preços, o trader observa a formação de um topo associado a um forte incremento no número de contratos em aberto, ele pode acreditar que a quantidade de posições em aberto aumentou devido a atividade de um grande player querendo proteger seus ativos com posições de hedge. Vice-versa no incremento no número de contratos em aberto durante a formação de um fundo no gráfico de preços.
No gráfico abaixo, tem-se um gráfico da série histórica do milho na periodicidade diária. Nele, pode-se observar um forte aumento no número de contratos em aberto simultaneamente ao fundo.
Aplicando na sua plataforma
Para inserir o indicador no gráfico da sua plataforma, acesse o Menu Inserir > Indicadores > Contratos em Aberto.
Considerações Finais
O trader atento ao número de contratos em aberto tem um grande trunfo na detecção de sinais gráficos, consistindo como uma vantagem operacional.
E aí, achou útil o conteúdo deste artigo?
Não esqueça de nos avaliar abaixo, pois sabemos como é importante jogarmos juntos para deixarmos a Central de Ajuda cada vez mais completa!
Desejamos bons trades!
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.