O SafeZone foi introduzido no mercado pelo trader profissional Alexander Elder, em 2002. O maior objetivo deste indicador é auxiliar no posicionamento de stops, tendo em vista que a definição do local correto para esse tipo de ordem costuma ser um desafio para os traders.
Para inseri-lo ao seu gráfico, acesse o Menu Exibir, Indicadores e busque por SafeZone.
Ao posicionar um stop, tem-se o seguinte dilema:
- Se muito curto, o stop traz maior proteção, pois caso o mercado vá contra a posição, os prejuízos serão minimizados. A desvantagem é que qualquer pequena oscilação no sentido contrário poderá nos tirar da operação e essas pequenas mudanças de sentido são extremamente comuns;
- Por outro lado, o stop muito longo oferece pouca proteção, e quando acionado pode significar a perda de um percentual importante do capital operacional. No entanto, um posicionamento mais distante oferece espaço para que o mercado se movimente sem nos remover do trade quando ocorrem de correções pouco significativas.
Ao concluir as duas afirmações acima, Elder observou que o mercado pode ser visto de maneira semelhante a um sinal elétrico. O sinal é a tendência em andamento, seja ela de alta ou de baixa e o ruído corresponde aos movimentos que ocorrem contra a tendência.
O diferencial da técnica de SafeZone stop está em medir o ruído e gerar uma indicação matemática de uma zona que esteja além do alcance médio dessas turbulências no sinal.
Assim, o SafeZone pode ser descrito como um método de otimizar o posicionamento das ordens stop e minimizar os rompimentos falsos, através da colocação do stop fora de uma zona de ruído. Evita-se, assim, o stop precoce ou indevido. Outra virtude deste indicador é a sua funcionalidade em distintas periodicidades, sendo adequado para mercados e ativos de alta ou baixa volatilidade.
Utilizando a técnica
O valor de SafeZone é calculado de candle a candle, devendo-se ajustar o stop para o novo nível (de maneira semelhante a um stop móvel). Existem parâmetros que devem ser selecionados de acordo com a preferência do trader. Esses parâmetros definirão o nível de agressividade do indicador. Ou seja, quanta margem de ruído será oferecida até o limite de stop.
No gráfico acima vemos o SafeZone stop acompanhando a tendência de alta a uma distância de 2 vezes o ruído médio. No último candle mostrado (indicado pela seta em vermelho) temos o acionamento do stop. Em uma posição vendida a técnica é idêntica, apenas realizando-se o monitoramento do ruído de alta, visualmente, a diferença é que a linha do indicador fica sobre a parte superior dos preços.
Considerações
O SafeZone trabalha com dois parâmetros principais. São eles:
- Multiplicador - Como o próprio nome diz, representa o coeficiente pelo qual o ruído médio será multiplicado. Quanto maior o multiplicador, maior a margem de segurança em relação à região de ruído, mas mais distante fica o stop.
- Período de tempo - Indica quantas barras o indicador levará em consideração para calcular o ruído médio. O número deve ser o suficiente para amostrar o comportamento recente do mercado, porém não grande demais, pois isso diminuiria o peso das últimas barras/candles.
Antes de tudo, compreenda-se e entenda seu perfil. Traders com maior tolerância ao risco, por exemplo, se sentirão mais confortáveis com um stop mais afastado da região de ruído.
Lembrando que, o SafeZone é um método de saída. Uma ótima maneira de compreender sua dinâmica é arbitrar entradas aleatoriamente e analisar o comportamento do stop.
E aí, achou útil o conteúdo deste artigo?
Não esqueça de nos avaliar abaixo, pois sabemos como é importante jogarmos juntos para deixarmos a Central de Ajuda cada vez mais completa!
Desejamos bons trades!
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.