No decorrer dos anos, muitos trabalhos vêm chamando a atenção sobre a grande importância de se observar o volume no contexto dos movimentos de preços.
Bill Williams em seu livro Trading Chaos, apresenta o Market Facilitation Index (MFI) um interessante indicador que utiliza as variações de preço e volume para classificar o momento de mercado em 4 estados possíveis.
Para inserir o Market Facilitation Index em seu gráfico, acesse Indicadores no Menu Exibir ou clicando no ícone de Indicadores:.
O MFI é uma medida da facilidade ou da eficiência com a qual o preço de um ativo se move para cada unidade de volume. A direção do movimento dos preços não importa, apenas sua intensidade.
No MFI, o valor absoluto do indicador também não tem significado, o que importa é seu comportamento relativo, se está subindo ou caindo.
Vale lembrar que existem indicadores nos quais os valores absolutos possuem uma interpretação. No Índice de Força Relativa (IFR), por exemplo, convenciona-se que abaixo de um determinado valor, tipicamente 30, o mercado está excessivamente vendido e vulnerável a correções altistas, enquanto que no MFI não existem interpretações semelhantes.
O Market Facilitation Index é analisado em conjunto com o volume, levando a quatro situações possíveis:
- MFI crescente e volume crescente: representa um bom momento para estar no mercado, a favor da tendência atual. O número de participantes do mercado está aumentando e novas posições estão sendo abertas na direção da tendência.
- MFI decrescente e volume decrescente: mercado desinteressante, muitas vezes essa situação ocorre ao final de uma tendência.
- MFI crescente e volume decrescente: segundo Bill Williams esta é uma fase chamada Fake, ou falso. O mercado continua a mover-se em uma direção principal, mas não há volume gerado pela entrada de novos participantes, ou seja, o menor volume pode estar representando as atividades especulativas de poucos participantes, mascarando o sentimento geral do mercado.
- MFI decrescente e volume crescente: mostra um forte confronto entre as forças de compra e venda. O volume está aumentando, mas os preços não se movem com força. Um dos lados, inevitavelmente, irá vencer e o movimento tende a ser forte. A estratégia aqui é monitorar até que ocorra a definição do lado vencedor e se posicionar de acordo. Muitas vezes teremos um gap de rompimento, a superação dos limites de uma congestão e outros fortes indicativos.
Clicando com o botão direito sobre o indicador é possível acessar algumas configurações de personalização de aparência deste Indicador:
Para aplicar as configurações de aparência, clique em Aplicar e depois em Ok.
Achou útil este conteúdo?
Não esqueça de nos avaliar abaixo.
Desejamos bons trades!
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.