Existe uma situação problemática à definição de topos e fundos na análise técnica: a falta de parametrização. Comumente, classificam-se topos e fundos e, consequentemente, tendências de forma empírica, ficando a cargo da experiência do trader a definição por intermédio do aspecto visual.
O indicador Detector de Topos e Fundos ajuda a parametrizar de maneira sistemática a definição de tendências.
Conceito
O Detector de Topos e Fundos é uma ferramenta que cria parâmetros para a detecção de topos e fundos, aplicando de forma automática uma linha junto ao gráfico de preços. Os extremos dessa são classificados como topo ou fundo.
Abaixo, temos um gráfico do índice Bovespa em período diário com a linha do Detector representada na cor laranja).
Observações
Quanto menor for o período de calibração do indicador, mais sensível e rápida será a detecção de topos e fundos. O período representa a quantidade de rompimento de extremos consecutivos. De acordo com a volatilidade e o estado do mercado (tendência ou congestão), deve ser definida a calibração de melhor comportamento.
Deseja inserir o indicador ao seu gráfico? Clique no Menu Inserir > Indicadores > Detector de Topos e Fundos.
Para definir o Período desejado, clique com o botão direito do mouse sobre o indicador > Propriedades de Detector de Topos e Fundos > Parâmetros.
E aí, achou útil o conteúdo deste artigo?
Não esqueça de nos avaliar abaixo, pois sabemos como é importante jogarmos juntos para deixarmos a Central de Ajuda cada vez mais completa!
Desejamos bons trades!
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.