O MACD é um indicador popular desenvolvido por Gerald Appel, sendo uma ótima ferramenta técnica.
MACD (Moving Average Convergence/Divergence) é uma sigla para convergência/divergência de médias móveis. Já indicando que outros indicadores (médias móveis) são usados em sua composição.
Para inserir o MACD em seu gráfico, acesse Indicadores no Menu Exibir ou clicando no ícone de Indicadores:
A construção do MACD utiliza, portanto, três elementos principais:
- Média móvel exponencial de 26 dias do preço (média longa)
- Média móvel exponencial de 12 dias do preços (média curta)
- Média móvel exponencial de 9 dias do próprio MACD (chamada de linha de sinalização)
Para calcular a linha do MACD basta subtrairmos a média móvel longa (26 dias) da média móvel curta (12 dias). O resultado será um número que irá oscilar em torno de zero, vamos analisar os possíveis resultados:
- MACD maior que zero: Neste caso a média móvel de 12 dias é maior que a média de 26, isso significa que as expectativas mais recentes são mais favoráveis para alta que as anteriores.
- MACD menor que zero: Neste cenário a média de 12 dias é menor que a de 26, mostrando um panorama mais relacionado a uma situação de baixa.
Nos gráficos acima, vemos na parte superior os preços e na parte inferior o MACD. O zero no MACD representa uma região na qual a oferta e demanda estão em equilíbrio. Entretanto, ainda não utilizamos um dos elementos que formam o MACD que é a linha de sinalização. Através dela iremos identificar melhor as oportunidades de compra e venda.
Sinais de Compra e Venda
A figura abaixo mostra um exemplo do MACD, linha em laranja, com sua linha de sinalização, em azul, traçada no IBOV.
A linha de sinalização nos ajuda a identificar pontos de entrada e saída do mercado, o procedimento é o seguinte:
- Sinal de compra: Um sinal de compra é gerado sempre que o MACD cruza para cima sua linha de sinalização.
- Sinal de venda: É gerado sempre que o MACD cruza para baixo sua linha de sinalização.
No gráfico, a linha vertical vermelha mostra o ponto no qual o MACD gerou um sinal de venda. A tendência de queda prosseguiu ainda por um tempo após o cruzamento. A linha vertical verde mostra um sinal de compra, neste exemplo que o sinal surgiu logo no momento no fundo, porém pode ocorrer de demorar alguns pregões. Enquanto o MACD permanecer sobre/sob sua linha de sinalização a posição de compra/venda deve ser mantida.
Confiabilidade dos Sinais
Existem diversas ferramentas de análise técnica que podem ser utilizadas para reforçar uma sinalização de compra ou venda gerada pelo MACD. Uma dessas maneiras é observar a condição de compra ou venda excessiva do MACD.
Conforme dito anteriormente, a região da linha zero do MACD representa uma área de equilíbrio entre oferta e demanda. À medida que o indicador se afasta dessa região, seja para cima ou para baixo, maior é a quantidade de compras ou vendas sobre o ativo ou índice. Ao realizarmos uma inspeção histórica dos pontos máximos e mínimos que o MACD atingiu ao longo do tempo, podemos ter uma boa ideia se estamos alcançando uma posição de compra ou venda excessiva, o que facilita a ocorrência de movimentos corretivos. Assim, se um sinal de compra (venda) surgir próximo a uma região de venda (compra) excessiva, temos um indicativo mais confiável do que se manifestado em áreas próximas ao nível zero.
Outras Características Importantes do MACD
Estudamos as principais questões relacionadas ao MACD, como ele indica o momento do mercado e como podemos utilizá-lo em conjunto com sua linha de sinalização para identificar pontos de compra e venda. Contudo, para a melhor utilização da ferramenta existem fatores extras que temos de levar em consideração e assim garantir o uso adequado da técnica.
Lembre-se sempre que o MACD é bastante eficiente para acompanhar tendências. Isso significa que ele demora para mostrar reversões nos preços ou oportunidades de compra e venda próximas aos fundos e topos, sua função primordial é indicar o que está acontecendo, possibilitando que você fique junto com a tendência atual do mercado e por consequência minimize os riscos dos seus investimentos.
Para complementar seus estudos, disponibilizamos uma palestra sobre o indicador. Clique aqui para assistir.
Assista, também, ao vídeo abaixo:
Achou útil este conteúdo?
Não esqueça de nos avaliar abaixo.
Desejamos bons trades!
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.