Antes da Segunda Guerra Mundial, um jornalista japonês desenvolveu o indicador que se tornou conhecido como Ichimoku Clouds. O nome faz alusão ao pseudônimo utilizado por seu criador, Ichimoku Sanjin, que significa "um olhar através da montanha". Apesar de ser composto por várias curvas (cinco no total), são as nuvens formadas pelas mesmas que chamam a atenção.
Enquanto no Candlestick os preços de abertura e fechamento são considerados os mais importantes, no indicador Ichimoku os pontos médios entre os preços de máxima e mínima são o principal parâmetro.
Para inserir o indicador Ichimoku Cloud, clique com o botão direito sobre o gráfico e selecione a opção Inserir Indicador:
Busque pelo indicador e clique sobre Inserir ou Inserir Nova Janela:
As cinco curvas e as duas nuvens
Curvas
- Tenkan-Sen: Comportamento semelhante ao de uma média móvel de curto prazo. O que a diferencia é o ponto da curva ser obtido pelo cálculo da média entre o maior máximo e a menor mínima dos últimos 9 dias, e não o preço de fechamento.
- Kijun-Sen: Comportamento semelhante a uma média móvel de longo prazo. O ponto da curva é obtido pelo cálculo da média entre a maior máxima e a menor mínima dos últimos 26 dias.
- Chikou Span: A terceira curva é um gráfico de linha do preço de fechamento, retardado em 26 dias.
- Senkou Span A: A quarta curva representa o resultado da média das duas primeiras curvas (9 e 26 dias), porém adianta em 26 dias.
- Senkou Span B: A quinta curva também possui o comportamento semelhante ao de uma média móvel de curto prazo, no entanto, utiliza-se de um período de 52 dias, e também é grafico da "adiantada", com deslocamento de 26 dias para a frente.
Nuvens
As curvas Senkou Span A e a Senkou Span B (4ª e 5ª) definem as nuvens.
- Cloud SpanA > SpanB
- Cloud SpanA < SpanB
Personalização do indicador
Para alterar a exibição do indicador, clique com o botão direito do mouse sobre o indicador e acesse as Propriedades.
Nas abas Aparência e Parâmetros é possível alterar as cores, espessura, habilitar e desabilitar a exibição de curvas e nuvens e definir os parâmetros das curvas Tenkan-Sen, Kijun-Sen e Senkou Span B.
Entendendo a estrutura
As cinco curvas devem ser analisadas em conjunto, pois uma depende da outra. Reforçando essa codependência, vamos começar pelas nuvens, estruturas formadas no gráfico pela curva 4 (denominada Senkou Span A) e a curva 5 (Senkou Span B) que determinam uma região de suporte ou resistência. Ao contrário do convencional, o rompimento do suporte ou resistência não depende de um único preço; é necessário que a cotação ultrapasse um intervalo de preços. Este intervalo pode ser mais largo ou estreito, e consequentemente, mais difícil ou fácil de ser rompido.
Outra característica importante das nuvens é a possibilidade de identificação rápida da tendência.
- Se o preço estiver acima da nuvem (uma referência de suporte), a tendência é de alta;
- Se estiver abaixo da nuvem (uma resistência), a tendência é de baixa.
As curvas 1 (Tenkan Sen) e 2 (Kijun Sen) mais rápidas que as demais e definem o timing de entrada ou saída de uma operação. O cruzamento destas curvas determina pontos de entrada e saída, assim como o cruzamento entre o preço e a curva 2 (mais longa). O fundamento é o mesmo do cruzamento convencional entre uma média móvel curta e uma média móvel longa. O cruzamento indica ganho de momentum, sinalizando alcance da força necessária para iniciar uma tendência.
Para que todas as afirmações anteriores sejam válidas, o cruzamento deve ocorrer na direção da tendência definida pelas nuvens. Todas as curvas de Ichimoku precisam estar alinhadas.
Para finalizar, observe a curva 3 (Chikou Span). Se as curvas anteriores sinalizarem uma alta, a posição atual da Chikou precisa estar acima da curva real do preço. É uma forma visual de comparar o preço atual com um período passado. Se o preço atual está acima do preço anterior, então há potencial de alta.
A incursão ao passado propiciada pela curva 3, e ao futuro (através das nuvens) permite uma melhor compreensão da condições de mercado. Esta é uma das características mais marcantes deste indicador, junto à integração dos conceitos de tendência, momentum, e suporte/resistência.
O Método
O método Ichimoku procura seguir uma tendência já iniciada e sair após a sinalização da seguinte (devolvendo parte dos lucros). Portanto, ao escolher a onda a ser surfada, é inteligente optar por uma de tamanho considerável. A utilização da média de máximas e mínimas, contrapondo o uso convencional da média dos fechamentos, permite avaliar melhor a força de uma tendência por evidenciar a volatilidade necessária na movimentação dos preços.
Lembrando que, uma tendência de alta é formada por fundos ascendentes, enquanto uma tendência de baixa por uma sucessão de topos descendentes.
Saiba mais sobre a ferramenta, acessando o vídeo abaixo:
Achou útil este conteúdo?
Não esqueça de nos avaliar abaixo.
Desejamos bons trades!
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.