O uso de médias móveis na análise técnica é algo recorrente e comum. Porém, isso tem um motivo e ele é bastante simples: médias móveis são úteis.
Existem diversos tipos de médias como aritmética ou simples, exponencial, ponderada, Welles Wilder, etc. Nosso foco neste artigo estará nos dois primeiros tipos, visto que são os mais utilizados e produzem ótimos resultados.
Uma média mostra o valor médio de uma amostra de determinado dado. Uma média móvel aritmética (MMA) é uma extensão desse conceito, representando o valor médio, normalmente dos preços de fechamento, em um período de tempo.
Na fórmula acima, V representa os diferentes preços, enquanto que N é a janela de tempo sobre a qual se constrói a média. O parâmetro N é muito importante quando trabalhamos com médias móveis na análise gráfica, pois é a variável que iremos ajustar para obter melhores resultados. Modificando seu valor, a média irá responder mais ou menos rapidamente às variações de preços.
Mas, por que média móvel? A palavra móvel está presente pelo fato de que quando uma cotação entra no cálculo outra cotação sai. Por exemplo, se estamos usando uma média de 20 barras e surge uma nova cotação a última dessas 20 cotações é excluída do cálculo, enquanto que a mais recente entra. Assim, a média movimenta-se através do gráfico.
Abaixo temos a fórmula da média móvel exponencial (MME). Preço representa o fechamento do dia de hoje e MME ontem é o valor anterior da média móvel exponencial e K é uma variável dependente do período N como pode ser visto.
Ao contrário da média simples, na exponencial os dados mais novos possuem uma importância superior. Além disso, os valores mais antigos não são diretamente descartados quando passam a constar fora da janela de cálculo. Eles mantém uma participação no valor da média exponencial que vai ficando cada vez menor com o tempo.
Além disso, tem-se a média móvel do tipo Welles Wilder, que pode não ser tão utilizada quanto as médias móveis aritméticas e exponenciais. No entanto, caso você deseje dar um peso ainda maior para os últimos períodos do gráfico em que você está analisando, essa média pode ser uma ótima opção.
A fórmula para calcular a média pelo método Wilder dá maior peso ainda aos últimos preços do que a média exponencial:
WSMA(i) = (SUM1-WSMA1+CLOSE(i))/N
WSMA1 - "alisamento" Wilder para o primeiro período
WSMA(i) - "alisamento" Wilder para o período atual (exceto o primeiro)
CLOSE(i) - Preço atual/fechamento.
N - o período de "alisamento" configurado.
Fonte: Trading Technologies
O tipo de Média Móvel Ponderada (MMP), coloca mais ênfase nos preços recentes do que nos preços mais antigos. Os dados de cada período são multiplicados por um peso, com a ponderação determinada pelo número de períodos selecionados.
A fórmula para calcular a média pelo método ponderado usa os dados mais recentes disponíveis com um peso maior adicionado:
Preço: Preço atual/fechamento.
N : Período de tempo.
Que tipo de Média utilizar
Em seu livro Techical Analysis Explained, Martin Pring apresenta dados estatísticos que mostram uma maior efetividade das médias aritméticas sobre as exponenciais no mercado acionário americano entre 1968 e 1987. Os critérios utilizados para esse estudo estão além do escopo deste artigo. Alexander Elder, em seus clássicos Trading for a Living e Come Into My Trading Room defende o uso preferencial de médias exponenciais.
O principal argumento apresentado por Elder é que a média simples é muito sensível às variações do mercado, pois seu valor recebe uma influência dupla quando um novo dado chega: a inclusão do novo preço e o descarte do mais antigo. Em uma média exponencial o efeito dos preços antigos permanece e vai desaparecendo com o tempo, além disso o dado mais recente possui um peso maior, fazendo com que a média reflita de maneira mais adequada o momento atual do mercado.
Usando Médias Móveis
Existem indicadores chamados seguidores de tendências e as médias móveis pertencem a esta classe. Esses indicadores possuem uma inércia natural, ou seja, não foram projetados para apontar reversões rapidamente. Para sinalizar mudanças rápidas é aconselhável o uso de osciladores como IFR, estocástico e outros.
A primeira informação importante fornecida por uma média móvel é sua inclinação. Uma média móvel ascendente mostra um mercado comprador, enquanto que uma média descendente indica um mercado vendedor. Posicione-se de acordo com o que a média indica, pois ela tende a refletir de maneira adequada o comportamento dos investidores.
Por ser um indicador seguidor de tendência existe um momento no qual não devemos usar as médias móveis. Que momento é esse? O mercado seguidamente se coloca em acumulação, movendo-se lateralmente entre limites de preço. Nesses movimentos, a aplicação das médias só é possível em períodos muito curtos e mesmo assim existe uma chance considerável de obtenção de sinais errados, pois não há uma tendência definida a ser seguida.
Médias Móveis Como Suporte e Resistência
A média móvel é uma representação suave da tendência, uma vez que ela filtra oscilações menores. A média é uma região de suporte e resistência natural e uma de suas principais técnicas de utilização é formação de posição nas proximidades da média em uma tendência de alta. Nessa região o mercado tende a buscar forças para uma nova subida.
Observe o gráfico do Itaú (ITUB4) acima entre outubro e dezembro de 2018. Uma média exponencial de 22 dias nos sinalizou 4 oportunidades de compra até perder a inclinação ascendente. Não é preciso dizer que essa técnica de operação é válida também para mercados em queda, nos quais devemos vender quando acontece o repique até a média móvel descendente.
Para a aplicação dessa técnica o analista pode utilizar-se de outros recursos como comprar na vizinhança da média apenas quando aparecer um candle de reversão. Note no gráfico que, sinalizado pela quarta flecha, aparece também a figura de um martelo tocando a média. Qual mecanismo auxiliar utilizar em conjunto com a média fica a critério de cada trader, de acordo com sua metodologia e ferramentas.
Cruzamentos (Crossovers)
Uma outra classe de métodos de utilização das médias móveis é através de cruzamentos. Quando os preços cruzam a média móvel de baixo para cima é dado um sinal de compra e quando cruzam de cima para baixo uma venda é sinalizada. Veja o gráfico abaixo do Itaú (ITUB4). Os preços partem para a parte superior da média em uma nova tendência de alta.
Uma importante questão é saber quando o cruzamento é verdadeiro. Algumas vezes, os preços rompem a média e em seguida retornam de volta ao lado original, gerando um sinal falso. Novamente, não existe regra fixa para identificar a validade dos cruzamentos. Alguns traders definem que o rompimento é verdadeiro quando os preços superam por um percentual a média (por exemplo, 3%). Outros preferem aguardar 1 ou mais fechamentos na nova região, se o mercado consegue manter-se acima/abaixo após o cruzamento o sinal ganha força.
Além do cruzamento dos preços outra técnica usada é o cruzamento entre duas médias, uma longa e uma curta. Suponha que a média longa seja de 22 barras e a curta de 11. Quando a média de 11 superar a de 22 cruzando para cima, tem-se um sinal de compra, de maneira semelhante, cruzando para baixo um sinal de venda é caracterizado. Nesta variação, é importante que ambas estejam inclinadas na mesma direção.
Adaptando a Janela de Tempo
Conforme dito anteriormente, a janela de tempo do cálculo da média móvel é o parâmetro a ser ajustado em busca de melhores resultados. Como na maior parte das ferramentas da análise técnica não existe regra exata para dimensionar a média, mas é preciso buscar o equilíbrio para o mercado, o ativo e tempo de operação visados. Esse equilíbrio é importante pois:
- Quanto maior o período mais suave é o comportamento da média e mais imune a ruídos e movimentos curtos ela estará. No entanto, se for grande demais pode responder de maneira muito lenta à mudanças significativas no mercado.
- Quanto menor o período de maneira mais próxima a média seguirá os preços. Contudo, se o período for pequeno demais a média estará excessivamente exposta às variações de preços, perdendo sua utilidade como seguidora de tendências.
Para saber com qual média operar é necessário testá-las. Comece, por exemplo, com um período como 22 (aproximadamente o número de pregões em um mês) ou 30 para um gráfico diário. Varie o valor e veja se a resposta do indicador foi superior ou inferior do que no teste anterior.
Saiba mais, acessando o vídeo abaixo:
Observações:
Caso não exista candles suficientes conforme o período selecionado não será exibido o calculo da média. Situação que pode ocorrer com períodos muito longos ou ativos novos com uma base de dados pequena.
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