No mercado financeiro, a divergência entre o indicador e o preço tem um valor excepcional para o trader, podendo avisar com antecedência uma reversão ou simplesmente gerar sinais claros para encurtar os stops devido ao enfraquecimento da tendência atual, indicando boas oportunidades de entrada ou de saída.
Podemos definí-la em duas categorias:
- Uma divergência altista ocorre quando os preços fazem um novo fundo mais baixo que o anterior, enquanto que o indicador falha ao fazer um fundo mais baixo.
- Uma divergência baixista ocorre quando os preços fazem um novo topo mais alto que o anterior, enquanto que o indicador falha ao fazer um topo mais alto.
No Profit, o Detector de Divergências, exibe divergências em indicadores de tendência ou osciladores.
Para utilizar o indicador, acesse Indicadores no menu Exibir:
Busque pelo indicador em questão e clique para Inserir:
Desenvolvido por Leo Nonato, o indicador Detector de Divergências utiliza cálculos avançados com a finalidade de encontrar em 11 osciladores de preços gráficos as divergências que podem ocorrer e assim ocasionar inversão de movimento.
O indicador é baseado no cálculo de outros indicadores, são eles: MACD, MACD Histograma, IFR/RSI (período 14, tipo clássico), Estocástico, Commodity Channel Index (CCI), Momentum, OBV, Diosc, VWmacd, Chaikin Money Flow e Money Flow Index.
Os parâmetros dos indicadores utilizados como base de cálculo para o Detector de divergências utilizam os seguintes valores:
- RSI: Período 14, tipo clássico;
- MACD: Média longa 26, média curta 12;
- MACDH: Média longa 26, média curta 12, sinal 9;
- Momentum: Período 10, período da média 1;
- CCI: Período 10;
- OBV: Calculado com volume financeiro sem a exclusão dos trades diretos e sem média configurada
- Estocástico: Período 14 utilizando média aritmética com período 3;
- Money Flow Index: Período 14;
- Chaikin Money Flow: Período 21;
- VWMacd: VWMA com período de 12 calculado sobre preço de fechamento, VWMA com período 26 calculado sobre preço de fechamento; e
- DIOsc: Indicador DI+/DI- configurado com período 14. Sendo que o DIOsc é a subtração dos valores de DI+ e DI- simultaneamente. Esse cálculo é análogo ao indicador Directional Oscillator.
Desta forma, os valores de todos os indicadores são calculados para todos os candles da série, assim os indicadores são inseridos nos balões quando apresentam divergência.
Exemplo prático
Abaixo, observe o indicador configurado para exibir divergências no MACD. Enquanto o mercado faz movimentações de alta e baixa, o indicador MACD não respeita os topos e fundos, estes demarcados no gráfico como PH e PL, respectivamente:
Configurando parâmetros
Configure os parâmetros, bem como a aparência do indicador em questão.
Para acessar as Propriedades, clique com o botão direito do mouse sobre o indicador:
A funcionalidade Exibir divergências escondidas exibe os pontos nos quais são marcados com divergência dada duas condições, que são:
- Algum valor do indicador entre o candle atual e candle à direita é maior (quando é pivô de alta) que a linha formada entre o candle atual e candle à direita;
- O valor do indicador no candle à direita é maior (pivô de alta) do que no candle atual.
Assim, a configuração Exibir divergências escondidas desabilita essa segunda condição e marca apenas de acordo com a primeira. As divergências escondidas são as que ocorrem entre o período do candle atual e candle à direita.
Saiba mais sobre divergências, assistindo a live abaixo:
Achou útil este conteúdo?
Não esqueça de nos avaliar abaixo.
Desejamos bons trades!
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.