Faça parte da maior "Formação em Automação" do Brasil. Clique aqui para saber mais!
Clientes que possuem o Profit Ultra ou Profit Pro podem criar e operar estratégias automatizadas na Conta de Simulação de forma gratuita. Para operar em Conta Real, é necessário contratar o módulo opcional de Automação de Estratégias diretamente na Profit Store.
Entenda sobre planos, formas de pagamento, limites de exposição e assinaturas neste artigo.
Para configurar uma estratégia automatizada, acesse o menu Estratégias:
Através da interface de controle, crie uma estratégia em Nova Estratégia, edite as já criadas no ícone de engrenagem, acompanhe suas automações, as execute ou as pause. Para visualizar o sumário e o status das estratégias, clique na flecha apontando para cima.
O módulo de Automação de Estratégias tem o objetivo de automatizar as estratégias de execução criadas no Editor de Estratégias.
Saiba como criar uma estratégia de execução, clicando aqui.
Criando uma automação
Para criar uma automação, clique em Nova Estratégia:
Em Resumo da Estratégia será possível visualizar algumas informações das configurações definidas da estratégia.
Com o botão de Configurações Avançadas será possível visualizar as abas Geral, Entrada, Saída, Risco e Segurança.
Realize a configuração dos parâmetros da automação em duas etapas:
Parâmetros obrigatórios
A primeira etapa na aba Geral contém configurações essenciais e obrigatórias para a criação da automação.
Defina a conta, a estratégia de execução, o ativo alvo, quantidade por ordem, quantidade máxima da posição e o período que a estratégia usará como base para as análises.
A estratégia de execução é o cérebro da automação. Ao clicar no botão Selecionar Estratégia estarão listadas todas as estratégias de execução presentes na plataforma. Depois de selecionada, é possível Editar Parâmetros da estratégia.
Confira o compilado que contém funções de indicadores e demais parâmetros compatíveis com o Editor de Estratégias, para auxílio na criação de estratégias de execução, neste artigo.
- Selecione uma Conta: Selecione a conta de simulação ou de corretora na qual sua estratégia realizará operações.
- Estratégia: Selecione a estratégia de execução previamente criada.
- Ativo: Selecione o ativo no qual a estratégia realizará operações.
- Periodicidade: Selecione o período no qual a estratégia realizará análise e operações.
- Quantidade por Ordem: Selecione a quantidade por ordem aberta no ativo.
- Quantidade Máxima de Posição: Selecione a quantidade máxima por ativo que pode ser aberta em uma mesma operação.
Se utilizado o Replay, é necessário inserir o ativo requisitado no Replay no campo Ativo. Na janela de busca, clique no ícone de requisitar replay do ativo desejado.
A janela do Replay será aberta para selecionar a data. O ativo de Replay selecionado poderá ser identificado pelo [R] e pela coloração amarela. Após requisitado, o replay irá aparecer na parte inferior da tela de automação como na imagem abaixo:
Depois de configurado os parâmetros da estratégia, clique em Criar. Para ativar a estratégia clique em Executar e ative o Replay.
Se utilizado o Cross Order, insira a série histórica no campo Ativo e selecione o contrato a ser analisado:
Parâmetros opcionais
A próxima etapa contém configurações opcionais que podem ser exploradas:
Entrada
Na aba Entrada, especifique qual vai ser o tipo de Abertura de posição, ou seja, se a estratégia irá abrir novas posições apenas de compra, apenas de venda, ou ambos os lados. O horário inicial e final na qual a estratégia se manterá ativa.
Também é possível habilitar avaliação do último candle que fará com que o último candle tenha a entrada reavaliada caso ocorra uma desconexão após trinta segundos da abertura do candle e uma distância de 0,30% para o preço de abertura do candle.
-
Ordem de Entrada: Selecione o lado no qual a estratégia deve abrir posições, sendo possível realizar entradas apenas na Compra, apenas na Venda ou tanto na Compra quanto na Venda.
-
Modo de Execução: Escolha entre o modo padrão de execução, onde ordens são enviadas apenas ao fechar o candle, ou modo de envio ao satisfazer condição, onde ordens são enviadas apenas 1 vez por candle, porém no momento em que a condição for satisfeita.
- Horário da Entrada: Selecione o horário de início e final no qual a estratégia se manterá ativa.
- Avaliar último candle após desconexão: Caso habilitada, o último candle terá a entrada reavaliada caso ocorra uma desconexão após trinta segundos da abertura do candle e uma distância de 0,30% para o preço de abertura do candle.
Saída
Na aba Saída, selecione a estratégia OCO, previamente configurada no Editor de Estratégias de Negociação, para as ordens executadas pela estratégia e escolha um horário para que a mesma zere todas as posições:
- Estatégia OCO: Selecione ou crie uma Estratégia OCO de Saída das operações, utilizando Stop Loss, Trailing Stop ou Auto Breakeven. Lembrando que se selecionada uma estratégia OCO, as ordens de saída da estratégia serão desconsideradas. No Resumo da Estratégia é possível verificar se a saída está Definida por Código ou Definida por OCO.
- Zerar às: Selecione um horário no qual as operações em andamento, caso existam, devem ser zeradas.
Risco
Na aba Risco, configure um objetivo de ganho e um limite de perda para a estratégia em específico:
- Perdas Consecutivas: Selecione se quiser que a estratégia seja desativada ao atingir o número de perdas consecutivas configurado.
- Número de Operações: Selecione se quiser que a estratégia seja desativada ao atingir o número máximo de operações configurado.
- Editar: Configure o Gerenciamento de Risco total da Conta. Caso a conta esteja sendo utilizada por diversas estratégias ao mesmo tempo, bloqueará novas operações em mais de uma estratégia, seguindo o Gerenciamento de risco da Conta em questão.
- Limite de Perda: Aloque o limite de perda diário para a Estratégia. Quando selecionado, o valor configurado constará no Resumo da Estratégia.
- Objetivo de Ganho: Aloque a meta de ganho diário para a Estratégia.
Segurança
Por fim, na aba Segurança, defina o comportamento da estratégia em caso de falha no código da mesma ou eventuais mudanças do mercado, como a entrada do ativo em leilão, por exemplo.
- Controle de Falhas: Como a estratégia deve proceder em caso de falha na execução do código.
- Controle de Leilão: Como a estratégia deve proceder em caso do ativo entrar em leilão.
Depois de realizada as configurações, clique em Criar. Uma vez criada a automação, você pode visualizá-la na grade da interface de controle.
Acompanhamento de Automações
Para realizar edições na sua automação, você pode, dentro da interface de controle, clicar com botão direito do mouse sobre a estratégia e ir em Editar Automação ou no ícone de edição da estratégia:
- Detalhes: Visualize os detalhes de Configuração Inicial, de Entrada, de Saída e de Risco.
- Duplicar Automação: Duplique a automação para utilização em outro ativo.
- Executar: Execute a automação.
- Zerar: Zere operações em andamento.
- Editar Código da Estratégia: Modifique a estratégia de execução previamente criada.
- Excluir: Exclua a automação.
- Propriedades de Automação de Estratégias: Selecione as colunas visíveis no módulo e personalize a fonte.
Para Pausar e Pausar + Zerar vá em Pausar na estratégia ou clique com o botão direito do mouse sobre a estratégia ou nos três pontos:
Utilize, também, os botões no canto superior direito da interface de controle para pausar todas as automações em execução ou para pausar e zerar todas as posições em aberto.
Acompanhe suas estratégias e resultados
É possível identificar, através do menu Estratégias, se possuímos uma estratégia ativada mesmo com a janela de Automatização de Estratégias fechada.
O menu estará destacado em azul e, ao clicarmos sobre o menu, será exibido o número de estratégias em execução, permitindo que sejam tomadas ações rápidas.
Na Automação de Estratégias, visualize um resumo rápido das principais informações na grade, como status, carteira em que a automação está vinculada, ativo, período, estratégia, posição e resultados.
Visualize, também, nesta janela um resumo das estatísticas relacionadas a essa estratégia que contém mais detalhes em Sumário e Status:
Para mais informações, acesse os Detalhes, clicando com o botão direito do mouse sobre a estratégia ou nos três pontos:
Nesta janela, verifique informações envolvendo os eventos que ocorreram em sua automação na aba Detalhes:
Assim como na aba Sumário da automação:
As demais informações financeiras e de resultados de suas estratégias podem ser acompanhadas na aba Performance:
Na aba Operações é possível verificar individualmente cada operação realizada com a estratégia expandindo seus eventos na flecha ao lado do ativo e filtrando por período:
Se deseja acompanhar a estratégia através de gráficos, na aba Gráficos estarão disponíveis os Gráficos de Patrimônio, Operações, Eficiência, Ordens e Período.
E por último, na aba Completo a visualização permite verificar os detalhes das operações juntamente como os gráficos:
Pontos de atenção:
- Ao atingir os limites de risco definidos no Gerenciamento de Risco da Plataforma, as automações de estratégias serão pausadas.
-
Se uma automação estiver ativa os ajustes (Splits, Dividendos) não podem ser editados.
Achou útil este conteúdo?
Não esqueça de nos avaliar abaixo.
Desejamos bons trades!
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.