O Plano de Trade é uma ferramenta onde você pode estabelecer metas e monitorar seus resultados operacionais no mercado financeiro através de diversos indicadores. Com ele você transforma a disciplina em seu melhor hábito, definindo o seu limite operacional e acompanhando a performance das suas operações no Monitor de Disciplina.
Para abrir o Plano de Trade, acesse o menu Ultra:
Monitor de Disciplina e Desempenho
Através do Monitor de Disciplina, configure seu Plano de Trade e observe como a sua disciplina impacta em seu desempenho ao longo do tempo.
Para isso, clique para Começar:
Configuração de metas
Configure as metas de disciplina antes da sua primeira operação do dia para que possa então acompanhar se estará seguindo seu plano de trade de forma disciplinada.
Você deve configurar as suas metas diárias de disciplina respeitando o gerenciamento de risco das suas operações. Uma operação realizada fora dos parâmetros de disciplina, significa que está em desacordo com o seu gerenciamento de risco, que deve ser definido visando um bom desempenho operacional e levando em consideração a sua realidade financeira.
Após a configuração das metas diárias, as suas operações serão classificadas como disciplinadas ou indisciplinadas. Assim poderá acompanhar a sua taxa de disciplina pelo monitor do plano de trade.
- Perda por operação: é o valor financeiro máximo que você aceita perderem cada operação de acordo com o seu gerenciamento de risco.
- Ganho por operação: é o valor financeiro máximo que você projeta lucrar em cada operação de acordo com o seu gerenciamento de risco.
- Perda máxima dia: é o valor financeiro máximo que você aceita perder no dia de acordo com o seu gerenciamento de risco. O valor deve ser maior ou igual a sua meta de perda por operação.
- Perdas consecutivas: é a quantidade de operações perdedores consecutivas que você pode realizar de acordo com seu gerenciamento de risco. (São perdedoras as operações com resultado financeiro negativo).
- Abertura simultânea: é a quantidade de operações que você pode abrir em ativos distintos de acordo com seu gerenciamento de risco.
Em Metas de Desempenho, defina metas para os indicadores, cujo os valores atribuídos, refletirão no seu desempenho operacional.
Taxa de Desempenho
A taxa de desempenho é um medida de retorno ajustado ao risco das suas operações. Demonstra qual percentual de retorno esperado, para cada unidade de capital negociado.
O percentual poderá apresentar um valor positivo ou negativo, de acordo com o desempenho das suas operações. Por exemplo: um percentual positivo indica um perfil de operações com lucro financeiro.
O cálculo é feito da seguinte forma:
((A*B) - ((1-A)*C)) / C
Sendo,
A = Número de operações vencedoras / Número total de operações;
B = Média financeira das operações vencedoras; e
C = Média financeira das operações perdedoras.
Taxa de Sucesso
A taxa de sucesso demonstra o percentual de operações vencedoras em relação ao total de operações realizadas por você. Operação vencedora é aquela com resultado financeiro maior ou igual a zero.
O cálculo é feito da seguinte forma:
Número de operações vencedoras / Total de operações realizadas
Risco:Retorno
O indicador de risco-retorno demonstra a relação entre a média financeira das suas operações vencedoras com a média financeira das suas operações perdedoras.
O cálculo é feito da seguinte forma:
Resultado médio das operações vencedoras / Resultado médio das operações perdedoras
Disposição
O indicador de disposição demonstra a relação entre o tempo médio das suas operações vencedoras e o tempo médio das suas operações perdedoras.
O cálculo é feito da seguinte forma:
Tempo médio das operações vencedoras / Tempo médio das operações perdedoras
O gráfico gauge demonstra o nível de disciplina diário das suas operações em relação as metas configuradas. Você iniciará todos os dias com 100% de disciplina e para cada operação realizada em desacordo com as suas metas, haverá uma penalização.
A penalização será de 8% para as seguintes infrações:
- Resultado financeiro de, pelo menos, uma operação maior que o limite de perda por operação.
- Resultado financeiro superior a perda máxima do dia.
- Sequência de operações perdedoras maior ou igual ao número de perdas consecutivas definidas.
- Abertura de operações simultâneas maior ou igual ao número de operações definidas.
Caso uma única operação tenha perda financeira maior que o limite de perda máxima do dia, a penalização será de 25% na sua disciplina.
O objetivo é que você sempre finalize o dia com 100% de disciplina. Lembre-se de configurar as suas metas diárias para começar a acompanhar o monitor de disciplina.
Indicador de Operações
O indicador de operações demonstra o número total de operações realizadas. Operações realizadas são todas as operações que já foram fechadas. A representação gráfica, em formato de barra, vai mostrar a percepção do total de operações fechadas com resultado positivo e negativo.
Gráfico de Performance
O gráfico de performance demonstra as suas operações realizadas no dia em formato de colunas. Cada coluna representa uma operação já fechada.
O eixo Y apresenta o resultado financeiro e o eixo X mostra o período em que a operação foi realizada. As linhas pontilhadas plotadas no gráfico indicam os limites de ganho e perda por operações configurados por você. Os limites servem para lhe orientar sobre o quão próximo ou distante estão as operações das metas estabelecidas.
Cada coluna é colorida conforme a disciplina obtida. As operações são relacionadas com as metas de risco configuradas por você.
Ao pousar o mouse sobre as colunas, serão mostrados detalhes das operação como: ativo, saldo financeiro e se ela foi disciplinada ou não.
Resumo de Disciplina
Disciplina no Período
No gráfico de disciplina no período, você poderá acompanhar o seu histórico de disciplina para o período e ativos selecionados.
Para cada dia de operações será considerada a disciplina obtida ao final do pregão. Em caso de periodicidade semanal ou mensal, será mostrada a taxa de disciplina média do período.
O eixo X demostra a periodicidade, e no eixo Y é mostrada a taxa de disciplina correspondente.
A linha branca traçada sobre o gráfico, informa a sua taxa de disciplina média do período.
Média de Resultado por Disciplina
Neste gráfico você poderá acompanhar o resultado financeiro médio das suas operações em relação a disciplina. Assim poderá entender o impacto direto da disciplina, ou a falta dela, na sua performance.
O eixo X apresentará o resultado financeiro médio, e o eixo Y a disciplina, ou seja, operações disciplinadas e indisciplinadas.
Resultado por Parâmetros
No gráfico de resultado por parâmetros, você poderá acompanhar o resultado financeiro das suas operações em relação aos parâmetros de risco.
O eixo X apresentará o resultado financeiro acumulado, e o eixo Y os parâmetros de risco, conforme descrito abaixo:
a) Operações disciplinadas;
b) Operações acima do limite de aberturas simultâneas;
c) Operações acima do limite de perda por operação;
d) Operações realizadas após ter atingido o limite de perda máximo do dia; e
e) Operações realizadas após ter atingido o limite consecutivo de perdas.
Em caso de uma operação ser indisciplinada por mais de um parâmetro, será aplicada a seguinte regra de priorização para classificar a operação:
1) Operação simultânea;
2) Operação consecutiva;
3) Perda máxima do dia; e
4) Perda por operação.
Desempenho
Metas
- Resultado: Apresenta o resultado financeiro total do período selecionado. O eixo Y se refere ao resultado obtido e o eixo X, ao período de suas operações.
- Desempenho: Medida de retorno ajustado ao risco das suas operações. Demonstra o percentual de retorno financeiro para cada unidade de capital negociado.
- Risco:Retorno: Medida que relaciona a média financeira das operações vencedoras com a média financeira das operações perdedoras.
- Sucesso: Taxa de operações vencedoras em relação ao total de operações realizadas.
- Disposição: Medida que relaciona o tempo médio gasto nas operações vencedoras com o tempo médio gasto nas operações perdedoras.
- Operações: Total de operações fechadas.
Melhores x Piores Operações
Nesse gráfico você terá três barras representando: O somatório financeiro de 5% do total de operações com maior resultado positivo, somatório financeiro de 5% do total de operações com maior resultado negativo e somatório financeiro de 90% do total de operações intermediárias.
No eixo X serão mostrados os grupos de operações (5% melhores, 90% intermediárias e 5% piores) e no eixo Y o saldo financeiro (lucro).
Dispersão
Nesse gráfico você poderá visualizar todas as suas operações do período selecionado, identificando os trades com lucro em verde e com prejuízo em vermelho. O gráfico de dispersão permite identificar operações fora do padrão, que podem merecer uma análise mais detalhada para verificar os motivos que levaram ao resultado atípico.
No eixo X será mostrado o período e no eixo Y o resultado financeiro (lucro).
Ranking de Operações
Nesse gráfico você poderá acompanhar as suas 3 maiores operações com lucro e as suas 3 maiores operações com prejuízo no período selecionado.
No eixo X serão mostrados os tickers dos ativos e no eixo Y o saldo financeiro da operação.
Navegador
Nessa aba você terá um comparativo de suas operações sobre diversos parâmetros de análise, indicando pontos fortes e fracos do seu operacional. Os parâmetros levam em consideração o resultado financeiro para de forma objetiva e clara mostrar como otimizar a sua performance, de acordo com o seu padrão de operações. Então, independente da estratégia que você esteja utilizando, conseguirá a partir desses parâmetros encontrar pontos de melhoria que merecem uma atenção especial e pontos positivos a serem consolidados.
Pontos forte e fracos serão identificados considerando o resultado financeiro para cada parâmetro de análise.
- Ativos: Média de resultado financeiro obtido em cada ativo.
- Compra e venda: Soma financeira das operações compradas e vendidas.
- Mês: Soma financeira obtida em cada mês.
- Hora: Soma financeira obtida em intervalos do dia. Intervalos serão divididos com o cálculo dos quartis a partir do início do pregão.
- Dia da semana: Soma financeira obtida em cada dia da semana.
- 1º Trade do Dia: Soma financeira das primeiras operações de cada dia, com a soma financeira de todas as demais operações realizadas em cada dia.
- Duração: Média financeira obtida em relação ao tempo que você se manteve posicionado nas operações. A duração das operações será dividida a partir do cálculo dos quartis em relação ao tempo de operações.
- Intervalo: Soma financeira obtidas nas operações classificadas como Reentrada Lenta e Reentrada Rápida. A diferença de tempo entre o fechamento de uma operação e a abertura de outra será utilizado para o cálculo dos quartis. As operações enquadradas no 1º quartil serão classificadas como Reentrada Rápida e as enquadradas no 3º quartil serão classificadas como Reentrada Lenta.
- Trades Simultâneos: Soma financeira de operações únicas, ou seja, de um único ativo, e operações realizadas em mais de um ativo simultaneamente. São classificadas como Operações Únicas e Operações Simultâneas.
Achou útil este conteúdo?
Não esqueça de nos avaliar abaixo.
Desejamos bons trades!
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.