É possível retificar a Declaração de Imposto de Renda e o prazo para isso é de 5 anos!
Aprenda como fazer agora mesmo!
Fazer a Declaração de IR nem sempre é fácil. Mesmo quem já está acostumado com o assunto costuma enfrentar dúvidas e ficar inseguro quando chega o período da declaração. O medo de errar é grande, e quando os erros acontecem muitos não sabem o que fazer. A boa notícia é que os erros não são definitivos, já que é possível retificar a Declaração de Imposto de Renda! Mas antes, vamos entender o que acontece se você não declarar o seu IR.
O que acontece com quem não declara?
Se você deixar de entregar alguma Declaração de Imposto de Renda terá seu CPF pendente de regularização. Isso significa que você poderá ser impedido(a) de solicitar empréstimos, emitir passaportes e adquirir financiamentos. Quem está pendente com a Receita Federal também não pode ser nomeado para concursos públicos.
Além de ficar com o CPF irregular, quem não declara ou declara em atraso também deve arcar com multas pesadas, que aumentam a cada dia que passa, enquanto o contribuinte não regularizar sua situação. A multa mínima é de R$ 165,74 e se limita a 20% do Imposto devido. Além disso, enquanto a multa corre, são acrescidos também juros com base na taxa Selic.
Agora vamos entender o que acontece quando declarações são enviadas com erros.
O que acontece com Declarações erradas?
Declarações de IR com informações erradas ou incompletas caem na malha fina. A malha fina é considerada uma peneira para verificação de inconsistências. As principais razões para que alguém caia na malha fina são:
- Erros na declaração;
- Omissão de informações;
- Contradição nas informações encontradas.
Caso você caia na malha fina, fica impedido de acessar uma possível restituição que tenha a receber e precisa se explicar com a Receita Federal. Nesse caso, seu CPF também pode ficar pendente de regularização.
Já deu para perceber que não declarar, declarar o Imposto de Renda em atraso ou com informações erradas é um péssimo negócio e compromete os lucros do investidor, muitas vezes conquistados com muito trabalho e paciência. Por isso, o melhor a se fazer é sempre buscar estar em dia com a tributação.
É por isso que muitas pessoas recorrem a recursos tecnológicos, como ferramentas que automatizam a entrega de declaração de IR. Clique aqui para conhecer uma delas!
Quais são os principais erros cometidos no Imposto de Renda?
Esperamos que você já tenha se conscientizado sobre a importância de preencher sua Declaração de Imposto corretamente e durante o prazo. Queremos que você evite cair na malha fina e/ou pagar juros e multas, afinal sabemos que todo centavo importa no rendimento de nossos ativos.
Mesmo assim, preencher campos erroneamente ou de maneira incompleta na Declaração é comum. Você vai conhecer agora os principais erros cometidos pelos contribuintes na Declaração de Imposto de Renda para redobrar sua atenção antes de enviar os dados para a Receita Federal.
- Omitir recebimento de aluguéis;
- Omitir salários anteriores, mas recebidos durante o período do ano-calendário;
- Omitir a renda de dependentes;
- Declarar valores acima do permitido para despesas médicas e de educação;
- Omitir dados sobre aplicações financeiras (todos os investimentos devem ser declarados!)
- Omitir dados sobre seus bens, como veículos e imóveis
Outro grande causador dos erros na Declaração é a falta de atenção na digitação dos dados ou na revisão - Preencher incorretamente valores e alguns centavos podem lhe render a maior dor de cabeça. Por isso, a nossa dica é revisar a declaração antes de enviar, para que você não tenha que enviar a Declaração Retificadora.
O que é retificação de Declaração de Imposto de Renda?
Mas se mesmo depois de todo o cuidado, você perceber que enviou a declaração com erro, não se preocupe. Você pode retificar a sua Declaração de Imposto de Renda a qualquer momento!
Retificar a Declaração de Imposto de Renda é corrigir os dados enviados ao perceber algum erro, inconsistência ou omissão. O contribuinte tem o prazo de até 5 anos para retificar os dados enviados para Receita Federal, mas apenas se não tiver caído na malha fina. Caso tenha sido esse o caso, a Declaração estará em análise e não poderá ser corrigida.
A Declaração também pode ser retificada quantas vezes for necessário, mas recomendamos que você separe todos os seus documentos previamente e confira atentamente as informações preenchidas. Assim, você poupa trabalho.
A retificadora tem a mesma natureza da declaração original e a substitui integralmente. Você pode corrigir todos os dados enviados, inclusive renda. Não é possível, porém, alterar o regime de tributação desejado (simplificado ou completa). O contribuinte só pode alterar essa informação dentro do prazo do envio da Declaração.
Como retificar a Declaração de Imposto de Renda?
Retificar a Declaração de Imposto de Renda é mais fácil do que parece. O próprio programa da Receita Federal permite a alteração. Confira o passo a passo:
- Acesse o portal da e-CAC da Receita Federal, munido de seu CPF e senha;
- Acesse seu Portal Gerador de Declaração;
- Informe qual tipo de Declaração deseja fazer (Ajuste Anual ou Retificadora);
- Informe o recibo da Declaração que deseja alterar;
- Selecione o ano-calendário correspondente
- Corrija todas as informações preenchidas incorretamente;
- Finalize a Declaração!
Após enviar sua Declaração retificada, fique atento. Pode ser que seu valor de imposto a pagar aumente, bem como de imposto a restituir você passe a ter imposto a pagar. Caso o valor diminua, você pode ser compensado futuramente ou pedir restituição.
Como ter certeza de que a Declaração está correta?
A Declaração de Imposto de Renda não precisa ser um bicho de sete cabeças! Erros acontecem, e é possível alterá-los sem prejuízo para o contribuinte. Para você ter sucesso na sua jornada como investidor, é essencial estar em dia com seus impostos. Para isso, temos a solução!
Conheça a Calculadora Akeloo e tenha certeza de que sua declaração está livre de erros e que não terá problemas futuros com a receita, e o melhor, de forma fácil, rápida e segura.
Ficou interessado na ferramenta? Clique aqui e veja como a Akeloo pode te ajudar nessa tarefa!
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.