A fim de auxiliar o dia a dia do investidor realiza tanto Day Trade como Swing em um mesmo ativo, a plataforma conta com um modo de visualização chamado Day Trade, um ótimo aliado na realização de operações Intraday sem zerar a sua custódia.
O modo Day Trade indica para a plataforma que você deseja visualizar somente as ordens que foram executadas dentro do dia corrente na conta. As posições em custódia não são consideradas quando esse modo está ativado, fazendo com que todas as ordens realizadas em dias anteriores não existam na plataforma. Saiba como habilitar o modo Day Trade, clicando aqui.
É importante salientar que a abertura de operações com esse modo ativo não determina se a posição será mantida em custódia ao término do pregão. Esse gerenciamento é realizado exclusivamente pela sua corretora e varia de acordo com cada instituição, estando relacionado com o uso de garantias ou não para esse tipo de operação.
Dessa forma, caso queira realizar uma compra e venda dentro do mesmo dia em um ativo que você possui custódia, basta ativar esse modo antes de iniciar as operações. Com ele ativo, a compra realizada no dia será mostrada e, assim que zerada a operação, novamente você aparecerá zerado. Ao desativar esse modo, a sua posição em custódia voltará a ser mostrada na plataforma.
Contudo, existem duas situações comuns que ocorrem com esse modo ativo que precisam da sua atenção:
Posições em custódia encerradas com o modo desativado são mostradas como uma operação quando ele está ativado
Vamos supor que uma pessoa opere tanto ativos da BM&F como DayTrade, e também possua algumas ações em custódia da Bovespa. Este possui 1.000 contratos de PETR4 e, no início do pregão, resolve vender todas as suas ações após uma sugestão do assessor de investimentos. Em seguida, troca o gráfico para o contrato vigente do mini dólar e ativa o modo daytrade através do menu negociação, prosseguindo com as operações que normalmente costuma realizar ao longo do dia.
No término das operações, antes de desativar o modo, o trader retorna para o gráfico da Petrobrás e percebe que há uma posição vendida no ativo, com a mesma quantidade que possuía em custódia anteriormente. Em uma reação inicial, ele encerra essa posição para ficar zerado, mas em seguida recebe uma notificação da corretora que foi realizada uma compra em sua conta e agora está posicionado.
Quando o modo Day Trade é ativado, a plataforma não contabiliza ordens executadas em dias anteriores, ou seja, a posição em custódia de dias anteriores não é contabilizada pela plataforma. Contudo, o trader operou no mesmo dia ao realizar a venda das suas ações, fazendo com que a plataforma considere apenas a ordem de venda que foi executada no dia corrente, exibindo uma operação de lado venda, ou seja, o lado contrário da sua custódia. Trata-se apenas da visualização de uma operação e ela não existe de verdade em sua conta, bastando desativar o modo day trade para que ela deixe de ser mostrada no gráfico:
Tenho duas plataformas e quando encerro uma operação em uma, é aberta uma nova operação no mesmo ativo em outra
Um situação similar pode ocorrer ao possuir mais de uma plataforma contratada conosco e a mesma conta vinculada nas duas plataformas, podendo ser tanto uma conta real como de simulação. Por exemplo, digamos que você possua um Profit Pro contratado através de uma corretora e um Profit Plus contratado conosco. Somente no Plus você está com o modo ativo e resolve encerrar uma posição em custódia da conta simulação no Pro.
No momento que o Profit Plus identifica somente a ordem de venda (afinal o Day Trade está ativo), ele passará a mostrar uma operação em andamento de lado vendido. Se você encerrar essa operação no Plus, no Pro surgirá uma nova operação, e vice-versa. Novamente ocorre uma questão de visualização, pois uma das plataformas não está considerando a posição em custódia da conta.
No exemplo a seguir, simulamos essa situação sendo a plataforma que está na parte superior o Profit Plus, e a inferior o Profit Pro:
Essa mesma situação pode ocorrer entre o Mobile e a ferramenta Desktop.
Com o Modo Day Trade ativo no Desktop, ao encerrar uma operação no aplicativo na mesma conta é mostrada a abertura de uma nova operação no computador, e vice-versa. Para ambas as situações mencionadas, basta desativar o Modo Day Trade e mantê-lo dessa forma até o final do dia.
Em todos os casos, recomendamos considerar posição mostrada pela sua corretora, uma vez que a mesma é responsável pelo gerenciamento da sua conta.
Observação: Para algumas corretoras, há uma flag de Day Trade:
Está configuração em maioria fica marcada como padrão.
Achou útil este conteúdo?
Não esqueça de nos avaliar abaixo.
Desejamos bons trades!
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.