O Trailing Stop é uma ótima ferramenta para proteger os seus ganhos ao ajustar o stop loss de acordo com o andamento da operação. Se você chegou aqui agora e ainda não entende o funcionamento dessa ferramenta, recomendamos este artigo sobre o Trailing Stop.
Junto de estratégias de stop móvel, as saídas parciais são muito utilizadas por traders para diminuir o risco das operações e também proteger seus ganhos. Contudo, um equívoco muito comum ao utilizar uma estratégia OCO com parciais é estabelecer a mesma estratégia de Stop automático para todas as saídas.
No momento em que as condições para disparo são atingidas, todas as ordens de Stop Loss são automaticamente movimentadas para o mesmo ponto, frustrando o objetivo de ter saídas posicionadas em preços diferentes.
Vamos exemplificar de forma prática como isso ocorre. Na estratégia abaixo temos quatro saídas parciais configuradas com alvos de gain e loss bem definidos. Perceba que a estratégia de stop é a mesma para as três últimas.
A estratégia de stop automático Stop1 tem configuração de disparo com 5 pontos ao nosso favor, a atualização da posição ocorre a cada tick e a ordem stop deverá ficar 10 pontos da última cotação, conforme a imagem abaixo:
Veja como essa estratégia comporta-se durante uma operação no Replay:
No momento que o mercado andou 10 pontos ao favor da operação, todas as saídas de stop loss são automaticamente posicionadas a 10 pontos da última cotação, conforme está configurado na estratégia. A medida que o preço continua caindo, aumentando o ganho da operação, todas as saídas são reajustadas juntas. Isso é normal e esperado para a plataforma de acordo com as configurações que foram realizadas.
Uma estratégia stop para cada saída parcial
Agora você deve estar se perguntando, então como fazer para que as saídas stop mantenham a distância entre si ao mesmo tempo que são ajustadas de acordo com a operação?
A resposta para o questionamento está neste subtítulo e é mais simples do que você imagina. Para garantir que a distância entre as saídas seja mantida, será necessário ter estratégias de stop diferentes para cada uma das parciais.
No exemplo abaixo, deixamos o gain para disparo e também a frequência de ajuste iguais ao exemplo passado. Contudo, a distância para última cotação foi alterada de forma que seja mantido o intervalo de 10 ticks entre cada uma das ordens de stop loss, inclusive após o acionamento do Trailing Stop. Abaixo você verifica as estratégias de Stop2 e 3 e em seguida a estratégia OCO.
Agora, utilizando o mesmo cenário de Replay do início deste artigo, perceba como irão se comportar as ordens de stop loss uma vez que o Trailing Stop é ativado.
A diferença é clara quando ocorre o acionamento do stop automático neste segundo exemplo. A distância de 10 ticks entre cada uma das três saídas de stop loss é mantida durante a operação, mesmo após o acionamento do Trailing Stop. Caso ocorra uma reversão do movimento e o preço se movimente de forma desfavorável, as três ordens não serão executadas no mesmo preço.
Agora você pode criar saídas parciais em sua estratégia OCO e seguir protegendo os seus ganhos com o uso do Trailing Stop. Fica ao seu critério se deseja manter a mesma distância entre as ordens de Stop Loss ou alterar através de cada uma das estratégias distintas de stop. É possível também configurar diferentes valores de gain para disparo, fazendo com que o acionamento do Trailing Stop de cada saída ocorra em níveis diferentes de avanço da operação.
E aí, achou útil o conteúdo deste artigo?
Não esqueça de nos avaliar abaixo, pois sabemos como é importante jogarmos juntos para deixarmos a Central de Ajuda cada vez mais completa!
Desejamos bons trades!
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.