A automatização de envio de ordens pode ser realizada através de robôs. Para isso, a Nelogica conta com uma ferramenta desenvolvida em parceria com a 2MV: o Robô 2MV Force AT.
O Robô 2MV Force AT apresenta uma série de recursos para a definição de critérios específicos de entradas e saídas em operações, com total gerenciamento de risco.
Esta ferramenta faz uso dos gráficos de Renko, amplamente conhecidos por serem atemporais e por evidenciarem o preço do ativo, possibilitando que o operador visualize e opere tendências com maior eficiência.
Gráfico de Renko
Gráfico de Renko associado ao Candlestick
Por ser atemporal, a construção de cada box representa uma determinada quantidade de ticks, que pode ser configurada pelo operador.
Para entender mais sobre esse gráfico de formação de preços, clique aqui.
Configurações
As operações realizadas pelo Robô 2MV Force AT dispensam o uso de gráfico. Entretanto, caso você opte por acompanhar as operações a partir de um gráfico, é preciso aplicar algumas configurações.
- Primeiramente, altere a cor do box de Renko para a cor branca, para que não haja conflito entre as colorações do robô e dos boxes. Para isso, clique com o botão direito sobre o gráfico para abrir as Propriedades. Na aba Aparência, altere a cor dos quatro candles para a cor branca.
- Verifique também que não há regras de coloração ativas no seu gráfico.
No menu Exibir, clique em Indicadores:
Selecione 2MV Force, sendo este disponibilizado a partir da contratação do robô, e o insira em uma nova janela:
Sua tela exibirá o gráfico de Renko e o histograma:
Configurações Iniciais
Na aba Configuração Padrão serão definidas configurações iniciais, que antecedem a configuração de estratégias do robô.
Acesse o menu Robôs, e clique em Gerenciador de Robôs:
Em Novo Robô, selecione Novo Robô 2MV:
No mesmo caminho, você também encontra as configurações de Entrada, Saída e Risco:
Em Configuração Padrão, defina:
- Conta em que o Robô irá realizar operações;
- Ativo;
- Quantidade de contratos (no caso de contratos futuros);
- Intervalo em que irão acontecer as operações;
- Periodicidade e se Ticks Renko, Trade ou Minutos; e
- Lado da operação.
ATENÇÃO: Caso deseje executar testes no Robô, não se esqueça de selecionar a Conta de Simulação em Configuração Padrão.
Configurações de Entrada
Na aba Configuração Entrada, selecione as configurações básicas relacionadas a abertura de operações do robô.
Configure para que o robô realize uma pausa em seu funcionamento em um determinado período de tempo, no exemplo a pausa ocorrerá entre 10:30 até 11:30. Este procedimento irá apenas impedir o funcionamento do robô, ou seja, não irá gerar zeragens das operações em aberto.
Defina um perfil para suas operações, que pode ser Moderado, Conservador, Agressivo, Scalper, Volatilidade ou Padrão, ajustando conforme o seu perfil operacional.
As configurações de entrada também podem ser aplicadas diretamente no gráfico, permitindo uma experiência mais visual com o Robô 2MV.
No Gerenciador de Robô ajuste a configuração de entrada para que o robô priorize operações de compra quando o preço estiver acima do ajuste, e operações de venda, quando estiver abaixo do ajuste. Sugerimos a utilização do indicador Prior Cote Ajuste, para esta função.
Reentrada
As entradas do Robô 2MV Force são definidas a partir da transição do box branco para o box colorido, porém também é possível realizar reentradas de operação, onde o robô reentra caso a tendência apresente continuidade mesmo após atingir o alvo estabelecido.
O reentrada pode ocorrer a partir do box branco, da superação de um stop ou na abertura de um novo box a favor da tendência.
Para utilizar o filtro de reentrada é preciso muita atenção às configurações.
Configuração de Indicadores
Na aba Configurações de Indicadores, selecione as opções que deseja aplicar:
Prior Cote
A linha d'água do indicador Prior Cote mostra o preço de fechamento do dia anterior.
Para inserir a linha d'água no gráfico, acesse o Menu Exibir, clique em Indicadores, e selecione Prior Cote.
Clicando sobre a Linha d'água, você pode alterar suas propriedades gráficas, selecionando uma cor diferente, e também ajustar a linha para preço de abertura, máxima, mínima e ajuste.
Prior Cote Ajuste
O ajuste é um mecanismo de liquidação diária, utilizado pela B3 para evitar inadimplência no mercado entre os investidores. Ocorre a partir da compensação financeira nas contas dos investidores, de acordo com o resultado de suas operações no dia, creditando valores, no caso de lucro, e debitando, no caso de prejuízo.
Para inserir a linha de ajuste, selecione Prior Cote Ajuste, na lista de indicadores.
No Gerenciador de Robô é possível ajustar a configuração de entrada para que o robô priorize operações de compra quando o preço estiver acima do ajuste e operações de venda, quando abaixo do ajuste.
VWAP
A Média Ponderada pelo Volume (VWAP) é utilizada como referência para pontos de entrada e saída de operações, e também evidencia regiões de suportes e resistências.
Para inserir a VWAP no seu gráfico, acesse o menu Exibir, e clique em Indicadores. Em seguida, selecione VWAP.
Médias Móveis
O Robô 2MV Force conta com 2 Médias Móveis para filtrar entradas, de acordo com os limites estabelecidos pelo usuário.
O robô ainda não realiza operações no cruzamento de médias, apenas prioriza compra quando o preço fecha acima das médias, e venda quando fecha abaixo das médias.
Para inserir as médias no gráfico, selecione Média Móvel na lista de indicadores.
Insira a primeira média de maior período (linha amarela), utilizada para identificar tendências, e em seguida, repita o procedimento, para inserir a segunda média de curto período (linha lilás), indicada para identificar pontos de entrada.
Ao inserir as médias, utilize os períodos que você desejar, de acordo com o seu setup.
Mais tarde, clicando com o botão direito do mouse sobre cada Média Móvel, poderá ajustar configurações de parâmetros, aparência e valores, se necessário.
No Gerenciador de Robôs, não se esqueça de replicar as informações das médias inseridas no gráfico.
Hi-Lo
O Hi-Lo é um indicador que traça linhas em formato de escadas no gráfico, construídas através da média das máximas de um dado período (Hi) e da média das mínimas de um dado período (Lo) e permite identificar tendências de preços, que servirão de filtro para operações em favor da tendência.
Escolha o período de acordo com o seu setup.
Você também pode ajustar o robô para realizar a zeragem, ou saída da operação, por HiLo.
2MV Agressão
Este indicador está relacionado com o fluxo de agressões entre compradores e vendedores no Book de Ofertas, e é baseado no medidor de agressões.
A partir deste indicador é possível escolher o tempo gráfico em que o Robô irá trabalhar, fazendo operações dentro deste setup, de acordo com o saldo de agressão (se saldo comprador, o robô priorizará operações na compra, se saldo vendedor, o robô priorizará operações na venda).
Oscilação
Com esta ferramenta é possível incluir filtros que limitam as operações caso o ativo apresente oscilações (percentual prestabelecido) abaixo ou acima do preço de fechamento do dia anterior, evitando operações de compra em topos, e operações de venda em fundos.
Outra forma de acessar essa ferramenta é a partir do gráfico, para isso, clique com o botão direito do mouse sobre o histograma do robô, em seguida acesse Propriedades de 2MVForce:
Na aba Opções avançadas, ajuste os limites percentuais. No nosso exemplo, configuramos para que o robô limite as entradas ao intervalo de até 2% acima e abaixo do preço de fechamento anterior.
Configurações de Saída
O encerramento automático de operações pode ser configurado a partir da Configuração Saída.
Existem algumas formas de configurar a saída:
Através do box cinza, que ocorre quando o preço oscila 3 boxes de Renko contra sua operação.
Outras possibilidades podem ser pré-estabelecidas a partir da realização de parcial, trailing stop, meta financeira, horário, Stop ATR, Hi-Lo , quantidade de operações, além disso, uma Estratégia OCO pode ser aplicada ao robô. A configuração de saída depende unicamente da escolha do usuário e sua estratégia.
Observação: O horário de saída em "Configuração saída" do Robô, é dependente da configuração de "Intervalo" efetuada na seção "Configuração padrão". Ou seja, o horário de saída não pode ser inferior ao horário de intervalo.
Configurações de Risco
O Gerenciamento de Risco é algo essencial para todo trader que queira atingir alta performance em suas operações. Pensando nisso, na aba Configuração de risco você pode bloquear envio de ordens a partir de limites de perda o que traz tranquilidade para as operações realizadas por meio do Robô 2MV.
Ainda na configuração de meta, o robô realiza a zeragem em caso de posições que ultrapassem a meta ou o stop, para que esta zeragem não ocorra é necessário marcar a opção Não zerar ao atingir meta:
Confira, também, o vídeo abaixo:
Achou útil este conteúdo?
Não esqueça de nos avaliar abaixo.
Desejamos bons trades!
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.