Compreendendo o Dividend Yield (DY)
Além das rotas clássicas de trade e investimento de longo prazo, muitos de nós no mundo dos investimentos têm explorado um terceiro caminho no mercado de ações: capitalizar sobre dividendos. Um recurso incrivelmente útil para esta estratégia é o indicador conhecido como Dividend Yield (DY).
O DY é fundamental para avaliar o retorno de um investimento em ações ou fundos, baseando-se nos dividendos distribuídos. É calculado considerando o desempenho financeiro da empresa, especificamente, os lucros distribuídos aos acionistas nos últimos doze meses. Simplificando, a fórmula do DY é:
Dividend Yield = Lucros por ação (últimos 12 meses) / Preço atual da ação
No entanto, é crucial lembrar que uma queda brusca no preço da ação pode inflar o valor do DY, tornando-o muito superior à média do mercado. Isto é porque o preço da ação atua como o denominador na fórmula. Outra coisa a ser cauteloso é a distribuição de dividendos extraordinários, que podem distorcer o DY quando uma empresa paga uma quantidade excepcionalmente alta de dividendos de uma só vez, alterando a média de pagamentos durante o ano.
No fim das contas, existe uma variante do Dividend Yield chamada Dividend on Cost ou Yield on Cost. Este indicador compara os dividendos pagos ao preço médio de aquisição de cada ação. Sua fórmula é semelhante ao DY, mas substitui o preço atual da ação pelo preço médio de aquisição:
Dividend on Cost = Lucros por ação (últimos 12 meses) / Preço médio de aquisição das ações
Este indicador pode ser uma ferramenta particularmente útil para aqueles de nós com estratégias voltadas para a construção de uma carteira de investimentos.
Alguém mais utiliza o Dividend Yield em suas análises e estudos? Se sim, que tipo de estratégias vocês têm utilizado focadas nesse indicador? Ou se possuem alguma estratégia de investimentos focada em dividendos?
-
Muito bom, Luiz!
0 -
Boa noite!
Ainda não. A respeito, tenho que investigar e, portanto, conhecer.
Muito grato!
0
Por favor, entrar para comentar.
Comentários
2 comentários