A média móvel de Hull é um pouco mais recentes em comparação às médias móveis tradicionais na análise técnica. Na década de 1990, o trader australiano Alan Hull desenvolveu a média móvel que leva seu nome com a finalidade de ser uma média mais rápida e menos propensa a falsos rompimentos no comparativo às médias tradicionais do mercado à época. Ela foi criada para resolver a demora de resposta aos indicadores de preço, mas sem perder a suavidade da curva apontada pelos indicadores.
Como funciona a HMA?
A média móvel de Hull faz uso da Média Ponderada e da raiz quadrada do período analisado. HMA considera o valor inteiro do resultado da raiz quadrada e da divisão (sem as porções decimais). Ela é muito utilizada para identificação de pontos de saída de operações.
A seguir, um comparativo entre a média móvel de Hull, média móvel aritmética e a média móvel ponderada, todas de 16 períodos. Você pode verificar mais informações sobre estes tipos de média clicando aqui.
Como é realizado o cálculo?
HMAp = MMP( 2 * MMP ( Valor , p/2) - MMP ( Valor , p ), √p )
MMP - Média Móvel Ponderada
Valor - Resultado da MMP no período
P - Período
Exemplo de cálculo:
HMA de 16 períodos em PETR4 com MMP(16) de 29,26 e MMP(8) de 29,44.
HMA(16) = √(( 2 * 29,44) - 29,26 ), √16)
HMA(16) = ( 58,52 - 29,26 ) , √16
Até aqui, temos uma HMA Bruta de 29,26
Prosseguindo com o cálculo, o inteiro resultante da raiz quadrada será utilizado para calcular uma terceira MMP do resultado das duas primeiras MMP.
HMA(16) = 29,45
E aí, achou útil o conteúdo deste artigo?
Não esqueça de nos avaliar abaixo, pois sabemos como é importante jogarmos juntos para deixarmos a Central de Ajuda cada vez mais completa!
Desejamos bons trades!
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.