Nas plataformas Profit, as linhas Preço (Retração), Canal, Arcos, Fan e Projeção de Fibonacci são encontradas no menu Estudos.
Ou, acesse diretamente na Barra de Estudos:
Se a Barra de Estudos não estiver visível em sua plataforma, acesse o menu Exibir, para selecionar entre as opções da Barra de Ferramentas e logo após Estudos:
Conceito
A sequência de Fibonacci, é composta por números inteiros, começando com 0 e 1, na qual cada termo subsequente corresponde à soma dos dois números anteriores. Conhecida desde a Idade Media, foi evidenciada por Leonardo de Pisa, em 1202, a partir do crescimento de uma população de coelhos.
A sequência analisada é composta pelos seguintes números:
0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, 610, 987, 1597, 2584...
Também conhecida como Razão Áurea, a sequência de Fibonacci manifesta-se em inúmeros fenômenos cotidianos, como na geometria de conchas, folhas e ondas, na formação de furacões e galáxias, no corpo humano, etc.
O mercado financeiro é decorrência do comportamento humano e, portanto, se presume que estas forças matemáticas possuam influência também sobre seu andamento.
Traçando Fibonacci
Para desenhar linhas de Fibonacci, escolha dois pontos significativos no gráfico.
Um fundo (ponto 1) e o próximo topo (ponto 2), por exemplo.
Na figura abaixo, ilustramos a altura, desenhando uma linha vertical vermelha.
Neste exemplo, o passo final para a criação do Fibonacci Fan, é traçar a partir da origem (ponto 1), linhas que cruzam a linha da altura nos pontos de 38,1%, 50% e 61,8%.
As linhas de Fibonacci unem preço e tempo, mostrando possíveis suportes e resistências:
A partir da aplicação nesta perna de alta do índice IBOV, surgiram três linhas de tendência.
A superior foi suporte durante diversos pregões.
Durante alguns pregões, após o ponto 2, o mercado corrigiu, parando na região de 38,2% de Fibonacci. A partir daí tivemos uma nova alta, que mais tarde retornou à linha superior, encontrando suporte em muitos pregões seguintes.
Preço, Tempo, Canal, Arcos e Projeção de Fibonacci
Além do Fibonacci Fan, podemos utilizar quatro outros tipos de linhas de Fibonacci:
-
Preço Fibonacci: Esta ferramenta possibilita analisar pontos de retração de Fibonacci. Para traçar. segure com o botão esquerdo do mouse no ponto 1 (topo), arraste e solte no ponto 2 (fundo):
-
Tempo de Fibonacci: Considera o mesmo padrão de porcentagem do preço de fibonacci, porém, expandindo por tempo.
-
Canal de Fibonacci: No canal de Fibonacci, traça-se um canal no formato tradicional. As linhas interiores do canal representam os pontos de 38,2%, 50,0% e 61,8%.
Note na imagem abaixo como o preço se mantém entre as linhas centrais durante muitos pregões seguintes:
Para maiores informações sobre o canal de fibonacci, clique aqui!
-
Arcos de Fibonacci: Os arcos de Fibonacci funcionam da mesma forma que o Preço/Retração Fibonacci, porém em forma de arco. Os arcos abaixo demonstram possíveis suportes.
Nesta análise traça-se uma linha entre o ponto 1 (fundo), e o ponto 2 (topo):
- Projeção de Fibonacci: A projeção de Fibonacci, diferente das ferramentas anteriores, traça-se três pontos. O Ponto 1 (topo) deve vir primeiro, traçando o Ponto 2 (fundo) e, em seguida o Ponto 3 (retração, ou último topo).
Para traçar, clique com o botão esquerdo do mouse no ponto 1 e segure,.
Arreste e solte no ponto 2, sem clicar.
Mova o mouse até o ponto 3 e clique novamente, para finalizar.
A partir destes pontos, o Profit calcula os próximos alvos da projeção de Fibonacci.
Note como o preço atinge 100% do Fibonacci projetado nos pregões seguintes:
Para configurar os estudos de Fibonacci, clique sobre uma das linhas, com o botão direito do mouse, e selecione Propriedades:
Personalize elementos da Aparência, Níveis e Posição das linhas de Fibonacci no gráfico, nas abas de Visibilidade por Tempo e Layout, e adicione Alarmes.
Para salvar, clique em Aplicar e OK, para finalizar:
Assista o vídeo sobre os estudos de Retração e Projeção de Fibonacci em nosso canal do YouTube.
Indicador Auto Fibonacci
O indicador Auto Fibonacci gera de forma automática a exibição dos níveis de Fibonacci considerando um número de períodos (candles).
Para definir este número de períodos podemos acessar as propriedades do indicador, no campo Período digitamos a quantidade considerada para plotagem dos níveis:
No exemplo abaixo utilizamos 10 períodos, sendo assim o indicador irá considerar 10 candles, verificar em qual deles ocorreu a mínima e em qual deles ocorreu a máxima para traçar os níveis:
Veja também a aula completa com André Machado (O Ogro de Wall Street), um dos operadores de mercado que mais utilizam esta técnica no Brasil.
Achou útil este conteúdo?
Não esqueça de nos avaliar abaixo.
Desejamos bons trades!
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.