É possível realizar o empréstimo de ações e títulos na B3. Você pode utilizar o empréstimo quando necessita realizar uma estratégia que exija uma venda a descoberto de um ativo que não possui em custódia.
Aluguel de ações
O nome BTC refere-se ao Banco de títulos - BTC que é parte integrante da CBLC - Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia - responsável pela compensação e liquidação dos ativos em custódia na B3.
Quando um investidor buy and hold possui uma ação que não pretende movimentar em um longo prazo, ele pode optar por alugar essa ação para outro investidor que necessite dessa custódia para executar uma estratégia ou operação. O trader que adquire essa ação temporariamente é chamado de tomador, já o trader que oferece o papel para alugar é o doador.
Ao tornar-se um doador, o investidor estabelece um prazo máximo que deseja ofertar o aluguel de suas ações diretamente com a sua corretora. Para o lado do tomador, uma taxa deverá ser paga no momento que for concretizado o aluguel, bem como o prazo de validade que já é acordado na transação.
Vantagens e desvantagens
Para quem aluga os papéis, a vantagem é realizar estratégias de venda descoberto, apostando na queda do valor do ativo. Caso o mercado ande ao seu favor e ele consiga lucrar com a operação, o resultado será inteiramente do tomador, descontados os custos operacionais. Durante o aluguel, uma parte do patrimônio será retida como garantia para devolver as ações pra o doador no término do contrato.
Para quem disponibiliza o aluguel, a vantagem óbvia é obter uma renda extra com a taxa de aluguel em cima da sua custódia, além de manter outros proventos como dividendos. É importante salientar que alguns direitos são transferidos para o tomador, como o direito de voto na assembleia da empresa. Além disso, o trader perde a liquidez da ação, pois não poderá vendê-la enquanto durar o aluguel. Caso tenha se interessado em tornar-se em um doador, entre em contato com a sua corretora.
Livro de ofertas BTC no Profit
Para abrir o Livro BTC no Profit, acesse o menu Ferramentas e Mais ferramentas:
Em um primeiro momento, a busca pelo ativo ocorrerá de forma diferente do Book normal.
Para procurar um ativo, digite o Ticker + SL + 92 ou 93, por exemplo, PETR4SL92.
O SL significa o tipo de transação e o número em sequência determina quando serão contabilizados os negócios realizados no aftermarket, se no dia atual ou no dia seguinte.
SL - Security Loan - Aluguel de ativos.
91 - Utilizado apenas para registro, não sendo negociável.
92 - Negócios no aftermarket são contabilizados na daily do dia atual.
93 - Negócios no aftermarket são contabilizados na daily do dia seguinte.
O Livro BTC possuiu um cabeçalho com as principais informações sobre aquele ativo, semelhante a aba descrição do Book. Abaixo ficam as colunas com o valor da taxa de aluguel, a quantidade disponível, vencimento do aluguel (validade) e se é possível ou não realizar o encerramento antecipado.
A taxa BTC é o valor que o tomador pagará ao doador dos papéis.
Para acessar as configurações do livro clique com o botão direito do mouse sobre ele e acesse as Propriedades do Livro.
É possível definir regras para a Quantidade, criar Filtros, configurar o envio de ordens em Avançado e Execução bem como alterar a aparência acessando Fontes e Cores.
Para saber mais sobre o Livro de ofertas no Profit, acesse este artigo.
Achou útil este conteúdo?
Não esqueça de nos avaliar abaixo.
Desejamos bons trades!
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.