Recentemente implementado em todas as nossas plataformas, o recurso de Sincronização auxilia o controle dos layouts e configurações entre diferentes instalações e computadores, garantindo que você possa continuar seus estudos de onde parou, em qualquer lugar!
Ao ativarmos esta funcionalidade em todas as licenças cadastradas, a plataforma periodicamente (pelo menos 1 vez por dia) irá enviar os arquivos de configuração aos nossos servidores em nuvem, salvando-os em formato de backup. Assim, ao reinstalar ou instalar a sua plataforma em outra estação de trabalho, será possível resgatar estes arquivos e carregá-los imediatamente.
Neste artigo, iremos contar um pouco mais sobre como usufruir deste recurso!
OBSERVAÇÃO: antes de utilizar a sincronização, recomendamos criar um backup local de suas configurações, em Arquivo > Exportar Configurações.
Primeiramente, é preciso garantir que a Sincronização esteja habilitada em sua plataforma principal (a primeira instalação realizada). Para isso, é preciso acessar o caminho Ferramentas > Configurações > Sincronização. Para ativar a ferramenta, basta clicar sobre a chave destacada abaixo:
A partir deste ponto, a plataforma criará instâncias ou pontos de restauração locais (até 3 no total). Estes pontos de restauração serão capazes de salvar duas informações: configurações de desktop (novos ativos, mudança de posição de janelas, abertura de novas janelas, etc.) e as configurações de layout e demais parametrizações internas (layouts gráficos, estudos, indicadores, habilitação/desabilitação de configurações internas, etc.).
Estas configurações são regularmente adicionadas ao recurso de sincronização em dois intervalos: a cada 2 minutos para as configurações de desktop e a cada 1 minuto para configurações de layout. Para que estas configurações sejam enviadas aos espaços de backup, é preciso salvar as alterações da plataforma em Arquivo > Salvar e Desktop > Salvar Desktop.
Vale lembrar que os 3 espaços de backup são apenas locais e ficam atrelados à licença que está em uso. As configurações que são enviadas à nuvem irão automaticamente popular uma nova instalação da plataforma assim que a mesma for iniciada. Por isso, não se preocupe caso verifique os espaços de backup vazios na nova instalação. Eles serão populados conforme novas alterações forem identificadas na nova plataforma.
Agora, vamos supor que tenhamos uma outra estação de trabalho e com isso, uma nova instalação recém adicionada. Também precisaremos ativar a sincronização nesta nova instalação, pelo mesmo caminho anterior.
No entanto, desta vez será exibida uma tela de Onboarding, perguntando se queremos utilizar esta plataforma para Enviar Dados (ou seja, a plataforma apenas fará backups e envios das configurações à e não carregará as configurações salvas) ou Baixar Dados (poderá carregar configurações salvas em nuvem para acessá-las na plataforma). Também teremos a opção de não carregar dados sincronizados e manter os arquivos apenas de forma local:
Se quisermos carregar as mesmas configurações da plataforma principal, esta nova instalação precisa estar configurada para Baixar Dados. Assim, a plataforma carregará o Ponto de Restauração mais recente, carregando as mesmas janelas e recursos habilitados anteriormente. Se quisermos que esta nova instalação sirva como um ponto extra de envio de dados, podemos configurar para que a mesma envie Dados à nuvem, em Enviar Dados.
Dicas de uso:
- O recurso de Sincronização também funciona entre plataformas de diferentes versões (é possível carregar backups de uma plataforma Profit Pro no Profit One ou uma Whitelabel, por exemplo). No entanto, os recursos indisponíveis na versão Profit One não serão carregados ao recebermos o backup da plataforma Profit Pro. Exemplo: o layout salvo da plataforma Profit Pro possui SuperDOM. Ao ''puxarmos'' este layout através da sincronização para o Profit One, o SuperDOM estará ausente.
- A Sincronização enquanto ativa também é capaz de sincronizar estratégias de execução personalizadas (com extensão .PSF). Estas estratégias podem ser gerenciadas e criadas a partir do menu Estratégias > Gerenciador de Estratégias e serão replicadas à nuvem juntamente às demais configurações de layout:
No entanto, é importante antes realizar um backup manual de suas estratégias, via Estratégias > Gerenciador de Estratégias, pressionando a opção Exportar:
- Caso a plataforma principal seja desinstalada, os arquivos de configuração ainda podem ser resgatados por outra instalação, desde que a plataforma inicial tenha gerado Pontos de Restauração antes de ser desinstalada.
- Os backups salvos em nuvem são persistentes e não podem ser excluídos, apenas sobrescritos. Exemplo: o número máximo de pontos é 3. Caso um quarto ponto seja criado, ele sobrescreverá o ponto de restauração mais antigo.
- A Sincronização em Nuvem é apenas um recurso extra para garantir a segurança de suas configurações. Sendo assim, o processo de geração de backups locais segue sendo muito importante. Para gerar cópias locais, acesse o caminho Arquivo > Exportar Configurações e antes disso, salve quaisquer alterações em seu desktop via Desktop > Salvar Desktop.
- Após ativar o recurso de Sincronização na plataforma inicial e nas demais, é preciso aguardar alguns minutos para a criação dos primeiros Pontos de Restauração, visto que há um tempo hábil para garantir o upload das configurações e a identificação de alterações.
- Mesmo após desabilitarmos a Sincronização, ela continuará guardando os backups antes realizados na nuvem, mesmo se todas as plataformas forem desinstaladas. Assim, para iniciarmos uma configuração do zero, precisamos restaurar o desktop, via Ajuda > Restaurar Configurações > Configurações Originais. Ao reiniciar a plataforma, basta salvar esta versão "zerada" em Arquivo > Salvar e Desktop > Salvar Desktop. Desta forma, quando a sincronização for ativada novamente, haverá a opção de carregar o desktop limpo, garantindo que possamos voltar para este ponto de forma mais rápida no futuro.
E aí, achou útil o conteúdo deste artigo?
Não esqueça de nos avaliar abaixo, pois sabemos como é importante jogarmos juntos para deixarmos a Central de Ajuda cada vez mais completa!
Desejamos bons trades!
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.