Uma Regra de Coloração é formulada através de "Regras", que seguem uma orientação lógica, que determina o padrão de cores do gráfico.
Por exemplo, as cores atribuídas aos candlesticks de Alta e Baixa, seguem uma lógica setada a partir de uma Regra de Coloração, onde os candles que apresentam valor de fechamento superior ao valor de fechamento anterior, assumem a cor verde.
Já os candles que apresentam valor de fechamento inferior ao valor de fechamento anterior, assumem a cor vermelha, conforme imagem abaixo.
Desta forma, toda Regra de Coloração é construída a partir de uma regra pré-estabelecida que, quando alcançada, dispara um gatilho e, neste caso, o de mudança de cor dos candles.
O intuito de uma Regra de Coloração é tornar o aspecto visual do gráfico mais intuitivo, sinalizando tendência de alta (candle verde) e de baixa (candle vermelho).
Comparando as imagens abaixo, é possível perceber que a Regra de Coloração aplicada ao gráfico, associada a cores verde e vermelho, proporciona maior assimilação da tendência de preços do ativo.
Existem muitas Regras de Coloração automatizadas de diversas formas (Renko, candles, médias móveis, volume, etc.), que, de forma geral, permitem identificar tendências de mercado através da sinalização por cores, tendo a prerrogativa de serem bastante intuitivas, possibilitando que o operador tome decisões de compra e venda de ativos, de forma mais assertiva.
E aí, curtiu o conteúdo deste artigo? Não esqueça de deixar seu feedback abaixo, ele é muito importante para deixarmos a Central de Ajuda cada vez mais completa! Desejamos bons trades!
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.