Muitos investidores possuem dúvidas e inseguranças quanto a probabilidade de ganhos em suas operações no mercado financeiro.
No entanto, existem diversos modelos e indicadores que podem auxiliar na consolidação dessa análise, como o POP (Probability of Profit).
Nesse artigo, então, iremos te apresentar esse novo recurso do nosso Módulo de Opções, que possibilitará a projeção da probabilidade de ganhos a partir das estratégias de opções que serão montadas e executadas via Profit!
O que é o POP?
O POP é um modelo estatístico criado para estimar a probabilidade de ganho de uma operação de opção via Profit, facilitando a tomada de decisão para entrada e saída para esses trades.
Assim, a partir desse cálculo, obtém-se uma porcentagem que representará a probabilidade de ganho da operação, sendo ilustrado na ferramenta de Estratégia de Opções, presente no Módulo de Opções da Nelogica, como ilustrado abaixo:
Nesse caso, temos a montagem de uma estratégia de trava de alta com opção de compra para o ativo BBAS3, com um POP de 47,59%.
Dessa forma, no exemplo em questão, pode-se perceber que, a partir da execução da estratégia selecionada na plataforma, a probabilidade de ganho com a operação será de aproximadamente de 47%.
O cálculo estatístico do POP considera as seguintes variáveis para que, assim, seja estimada a probabilidade de ganho da operação:
- Preço de strike;
- Quantidade de tempo até a data de vencimento;
- Preço da ação-objeto;
- Volatilidade da opção.
Como interpretar o POP?
Com o POP é possível estabelecer algumas análises de risco e retorno, tendo em vista que a partir dessa informação tem-se a probabilidade de ganho da operação.
Ou seja, quanto maior o valor do POP, menor será o risco e, como é de conhecimento como uma regra de mercado, quanto menor o risco, menor será o retorno.
Desse modo, o investidor de opções, ao entrar em uma operação com um POP mais elevado, a chance de retorno será maior, mas isso não significará que o retorno em si, será mais elevado também.
Isso se aplicará, de forma semelhante, para uma realidade inversa: quanto menor for o POP, maior será o risco, mas maior será o retorno também.
Assim, operações com um POP maior será interpretada como uma operação mais conservadora, pois terá um menor risco envolvido e um retorno menor.
Por outro lado, operações com um POP menor será considerada uma operação mais arrojada, em que essas terão um maior risco envolvido, mas um maior retorno também, para compensar essa parcela adicional de risco.
E aí, achou útil o conteúdo deste artigo?
Não esqueça de nos avaliar abaixo, pois sabemos como é importante jogarmos juntos para deixarmos a Central de Ajuda cada vez mais completa!
Desejamos bons trades!
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.