O conceito de movimento direcional é estudado na análise técnica através de seus componentes ADX, DI+ e DI- que analisaremos em breve. Trata-se de uma informação muito importante, pois visa responder uma questão fundamental: estamos em uma tendência ou não?
Este indicador está presente em todas as versões das plataformas Nelogica.
Para inseri-lo, acesse o Menu Exibir, Indicadores e selecionar o indicador ADX.
Vamos pensar em um mercado com uma tendência ativa, não importa se para cima ou para baixo, nesta situação temos as seguintes características:
- Trades mais longos, nos posicionamos “a favor da correnteza” e realizamos a administração da operação (acompanhamento do stop, liquidação parcial, aumento de posição, etc.).
- As ferramentas usadas são seguidores de tendência, como médias móveis, parabólico SAR e outros.
- O movimento, em geral, não finaliza bruscamente, o mercado sinaliza que a força está acabando de diversas maneiras como divergências baixistas, sucessivos candles do tipo doji e outras formações.
Na condição oposta, tendo a consciência de estarmos em um mercado sem tendência, iremos nos valer de outros fatores:
- Trades teoricamente mais curtos observando-se os limites de suporte e resistência do movimento lateral.
- Utilização mais intensa de osciladores (IFR, Estocástico, etc).
- Linhas de volatilidade como bandas de Bollinger estreitam-se.
- O início de uma nova tendência ocorre, muitas vezes, de maneira rápida e forte com um gap de rompimento e entrada de volume, deixando para trás a acumulação.
Componentes do Movimento Direcional: ADX, DI+ e DI-
O ADX (Average Directional Index) consiste em uma média do DI+ e DI- em determinado período. Ele é calculado de maneira que oscila entre 0 e 100 e indica se o mercado está em tendência ou não. Embora, como quase tudo na análise técnica, não exista uma regra definitiva, considera-se que o ADX informa sobre a não existência de uma tendência quando ocorre pelo menos uma das seguintes situações:
- Apresenta leituras inferiores a 25.
- O ADX aparece sob as linhas DI+ e DI- simultaneamente.
No gráfico abaixo do índice Bovespa temos plotado na parte inferior, considere apenas o ADX sem os componentes DI+ e DI-. Observe que no período que estende-se das primeiras semanas de Junho até os primeiros dias de Agosto temos o ADX sob a linha de 25 (linha azul). Analisando os preços, confirmamos visualmente um mercado lateral, no qual sistemas baseados em seguidores de tendência apresentarão um maior número de sinais falsos.
O ADX pode ser utilizado também como um sinalizador de final ou de interrupção temporária de uma tendência. Quando o ADX começa a afastar-se de seu ponto mais alto, deve-se observar cuidadosamente o cenário técnico para avaliar se chegamos, efetivamente, em um momento de transição. Um sinal desses sugere, pelo menos, que repensemos o volume de nossas posições compradas ou vendidas.
Conforme dito anteriormente, o sistema direcional conta ainda com os componentes DI+ e DI-. Esses indicadores geram sinais objetivos:
- Compra: DI+ cruza para cima o DI-.
- Venda: DI- cruza para cima o DI+.
No gráfico a seguir vemos a linha ADX representada pela cor vermelha, enquanto que a linha DI+ e DI- são representadas pelas cores amarela e azul, respectivamente.
Assim, tem-se que, quando a linha vermelha cruza a linha amarela e a azul, com movimento altista, tem-se o sinal de compra, enquanto que quando faz o movimento contrário, tem-se um sinal de venda.
O sistema direcional possui um mérito fundamental, ele nos deixa no lado certo do mercado. Como todo o seguidor de tendência existe um “atraso” no indicador, mas em análise técnica muito mais importante do que topos e fundos exatos é não posicionar-se contra o mercado. Utilize as ferramentas certas dentro de cada panorama técnico que os gráficos nos mostram.
E aí, achou útil o conteúdo deste artigo?
Não esqueça de nos avaliar abaixo, pois sabemos como é importante jogarmos juntos para deixarmos a Central de Ajuda cada vez mais completa!
Desejamos bons trades!
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.