Para quem opera com base no gráfico diário, operar no After-Market pode ser uma estratégia interessante.
O padrão Candlestick (gráfico diário) só fica definido após o leilão de fechamento do pregão regular. O preço de fechamento é provavelmente o mais importante entre os quatro preços que formam o Candlestick. Também é a referência de preço mais recente.
O período de negociação do After-Market vai das 17:30 horas até 18:00 horas¹(período com vigência de horário normal da bolsa). Os ativos negociados são aqueles que pertencem a algum índice oficial da Bovespa, como Ibovespa, IBX-50 ou IBX-100.
Afinal, vale a pena negociar no After? Quais são as suas vantagens e desvantagens?
Existe uma vantagem psicológica importante que é a condição de operar quando o mercado “está fechado”. A liquidez é restrita, e o preço negociado não oscila muito, fica muito próximo do preço de fechamento. Uma regra importante do After é que nenhuma ação pode oscilar mais de 2,0% em relação ao preço de fechamento no pregão regular. Então a volatilidade é limitada.
Operar no After é particularmente oportuno quando existe uma grande chance de uma abertura (no pregão seguinte) com “GAP” de alta, ou um forte e rápido movimento comprador logo após a abertura. Nesses casos, o papel já abre com um ganho significativo. Com esta vantagem inicial dá até para pensar em realizar o lucro no mesmo dia. Mas qual é a sinalização para esse tipo de trade?
Uma estratégia bastante usada é a de buscar indicações no gráfico intraday de sessenta minutos. Existem vários setups possíveis, vamos ver alguns exemplos:
O ativo UGPA3 teve uma queda forte (-7,17%). Na sequencia voltou a cair mais um pouco (-1,29%). Apesar da nova baixa, observe na imagem a seguir que o corpo dos candles de baixa começaram a diminuir sua amplitude (Heikin-Ashi).
O último candle foi um “DOJI” com sombras longas: é um sinal de possível reversão. O indicador CandleCode cruzou acima da banda inferior de Bollinger e se movimentou em direção à banda superior (também rompeu acima da LTB – Linha de Tendência de Baixa). Há sinais claros de enfraquecimento dos vendedores e reação dos compradores.
O After é bastante conveniente para o investidor que não tem tempo de negociar durante o horário do pregão normal, mas também é uma opção para quem quer aproveitar oportunidades que não podem esperar pelo pregão seguinte. Vale lembrar que uma operação iniciada no mesmo dia no pregão regular, se encerrada no After é considerada um daytrade.
¹Na data de vencimento das opções sobre ações, units e cotas de ETFs o período do after-market ocorrerá em horário especial, com leilão de pré-abertura às 19h, início de negociação a partir das 19:05hs e finalização às 19:30hs. Clique aqui para maiores informações.
E aí, achou útil o conteúdo deste artigo?
Não esqueça de nos avaliar abaixo, pois sabemos como é importante jogarmos juntos para deixarmos a Central de Ajuda cada vez mais completa!
Desejamos bons trades!
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.